Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
É muito difícil conviver com uma pessoa narcisista. No dia a dia, elas tem atitudes que atrapalham a vida de qualquer um que cruze seu caminho.

Você sabe o que é uma pessoa narcisista? Tem gente que acha que é sinônimo de gente egoísta e arrogante. Porém, vai além disso. O transtorno de personalidade narcisista é uma condição psiquiátrica que faz a pessoa ter um persistente padrão de grandiosidade, falta de empatia e necessidade de atenção. Não quer dizer que alguém narcisista seja necessariamente ruim, pois trata-se de um transtorno. Porém, é muito difícil viver com pessoas com essa condição, pois elas colocam suas vontades acima de tudo, diminuindo as necessidades alheias. Mas afinal, como reconhecer uma pessoa narcisista? Nós te explicamos 6 comportamentos que uma pessoa com esse transtorno apresenta. Confira!

1) Se acha superior e diminui os outros

Sabe aquela pessoa que tem a autoestima gigante e se acha superior a todo mundo? A pessoa narcisista age assim o tempo inteiro porque realmente acha que é melhor que qualquer um. Por conta disso, tem a tendência de envergonhar os outros para se reafirmar. Pode falar mal do seu trabalho, da sua aparência, do seu jeito de falar... de qualquer coisa. O maior problema é que isso é algo constante e com qualquer um que cruze seu caminho.

2) Se faz de vítima em diversos momentos

Como a pessoa narcisista se acha o centro do universo, também tende a achar que todos estão contra ele. Por isso, frequentemente se faz de vítima. Pessoas narcisistas não assumem seus erros, então colocam a culpa em qualquer um apenas para não admitir que estão erradas. Podem também apontar erros de outras pessoas com o objetivo de desviar a atenção do seu problema.

3) Sente inveja dos outros e diminui as conquistas alheias

A pessoa narcisista não aceita que outras pessoas sejam melhores do que ela em qualquer âmbito da vida. Por isso, invejam sempre que veem alguém se destacando. Para se sentir melhor, acaba diminuindo o feito dos outros. Se alguém diz que fulana ganhou um prêmio, a pessoa narcisista vai dizer "ah, mas aquele prêmio nem vale nada".

4) Presta atenção em detalhes e quer sempre tudo do bom e do melhor

Restaurantes caros, produtos de marca, drinks caros... qualquer coisa deve ter a melhor qualidade possível! A pessoa narcisista quer ter tudo do bom e do melhor, pois isso dá a ela um certo status. Então, sempre vai dar atenção aos mínimos detalhes para ter certeza de que tudo ao seu redor está "no seu nível".

5) Fala muito, mas não te ouve

As pessoas narcisistas têm a mania de dominar as conversas. Elas falam o tempo inteiro, normalmente sobre si mesmas ou sobre assuntos que as interesse. Se alguém tentar dizer alguma coisa, a pessoa narcisista vai dar um jeito de interromper (até mesmo de forma brusca) só para voltar a ter o controle da conversa. Pedir um conselho para uma pessoa narcisista é o mesmo que nada, pois ela não vai ter o menor interesse em te escutar. Ela vai olhar para o lado, se concentrar em outra coisa e, quando você menos esperar, vai estar falando dela mesma novamente.

6) Não sabe se colocar no lugar do outro e nunca pede desculpas

Empatia é algo quase inexistente em uma pessoa narcisista. Como se acha o centro do universo e pensa que todo o resto é inferior, não sabe se colocar no lugar do outro. Por isso, não mede as consequências. A pessoa narcisista não se importa de tomar uma atitude que pode acabar colocando o outro em uma posição difícil, desde que ela esteja bem. Além disso, é muito difícil fazer uma pessoa narcisista pedir desculpas por qualquer coisa, pois ela simplesmente acha que nunca está errada.

sobre
o mesmo tema