Por Victor Viana
De "La La Land" a "Ela Dança, Eu Danço": 8 filmes para celebrar o Dia da Dança
De "La La Land" a "Ela Dança, Eu Danço": 8 filmes para celebrar o Dia da Dança
Neste dia 29 de abril é comemorado o Dia da Dança e, apesar de ser uma data estipulada há pouco tempo, nós do Purebreak já queremos comentar sobre esse assunto. Afinal, estamos falando de uma das manifestações artísticas mais populares do mundo. Pensando nisso, preparamos uma lista com oito filmes que abordam essa temática.

Talvez você não saiba, mas é desde 1982 que existe o Dia da Dança. Criado pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a data tem o intuito de exaltar artistas, profissionais da área e também quem adora dançar mesmo dentro de casa. Estamos falando de uma arte - que também pode ser considerada atividade física - muito importante para cultura do mundo.

A dança é algo tão fundamental, que há muitos filmes que abordam essa temática ou, pelo menos, produzem cenas icônicas que ficam eternizadas por essa outra arte que é o cinema. Pensando nisso, o Purebreak se uniu mais uma vez ao Telecine para preparar uma lista com ótimas indicações - neste caso, sobre produções que abordam a dança de algum jeito. Vale lembrar que o aplicativo de filmes do Telecine oferece os 30 primeiros dias de acesso gratuitamente para novos assinantes. Prepara a pipoca e vem fazer essa maratona!

"Ela Dança, Eu Danço"

Um clássico dos anos 2000, não tem ninguém que foi adolescente nesse período e não assistiu "Ela Dança, Eu Danço". Lançado em 2006, o filme conta a história de Tyler Gage (Channing Tatum), que está prestando serviço comunitário em uma escola de artes. Enquanto trabalha para pagar sua dívida, Tyler conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma estudante de dança moderna bastante aplicada, mas que precisa urgentemente arranjar um novo parceiro. A dança acaba unindo os dois e o resto dessa história você vai precisar assistir no Telecine para descobrir.

"O Corpo é Nosso"

Misturando documentário e ficção, "O Corpo É Nosso", de 2019, fala sobre a falta de liberdade em torno do corpo feminino e como a dança, principalmente o funk, acabou servindo como instrumento de libertação para muitas mulheres, principalmente negras. Além disso, a produção também traz episódios fictícios que mostram atitudes machistas e racistas de homens que acontecem no nosso dia a dia.

"Dirty Dancing"

Impossível não incluir esse clássico de 1987 na lista, né? Baby (Jennifer Grey) faz parte de uma família bastante conservadora e durante as férias com os pais em um resort bem chique, conhece o Johnny Castle (Patrick Swayze), instrutor de dança do estabelecimento. Os dois acabam se conhecendo e, claro, se apaixonando. Baby vira parceira de dança de Johnny e os dois começam a preparar uma performance que promete deixar todo mundo mais conservador impressionado. Ou seja, o clima esquenta bastante durante o filme.

"La La Land"

"La La Land", de 2017, não é bem um filme sobre dança. Na verdade, ele fala mais sobre música, né? Mas, estamos falando de um musical e, neste caso específico, "La La Land" traz muitas referências dos clássicos dos anos 50. Ou seja, a dança também é um fator importante. Prova disso é que a cena em que Sabastian (Ryan Gosling) e Mia (Emma Stone) dançam sob a luz da Lua ficou eternizada e já se tornou um clássico também.

"Os Embalos de Sábado à Noite"

Lançado em 1977, "Os Embalos de Sábado à Noite" marcou toda uma geração de jovens. O filme conta a história de Tony Manero (John Travolta), que durante a semana leva uma vida nada agradável. No entanto, seu humor muda sempre que chega o final de semana e ele, finalmente, pode cair na balada e dançar. Tony dança muito bem e por isso resolve participar de um concurso, que ele fará de tudo para ganhar.

"Cisne Negro"

De 2010, "Cisne Negro" conta a história de Nina Sayers (Natalie Portman), uma bailarina profissional muito dedica e perfeccionista. Sua mãe, Erica (Barbara Hershey), também foi bailarina e projeta sua própria ambição na filha. Quando o diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) resolve fazer uma nova temporada do clássico "O Lago dos Cisnes", Nina resolve se inscrever para interpretar os dois personagens - Cisne Branco e Cisne Negro -, porém, ela é incentivada a acreditar que não é capaz de fazer os dois.

"Flashdance"

Mais um clássico pra nossa lista! Lançado em 1983, "Flashdance" também marcou uma geração. O filme conta a história de Alex (Jennifer Beals), uma jovem bastante sonhadora que possui muita força de vontade para conquistar aquilo que deseja. Em "Flashdance", o sonho de Alex é se tornar uma bailarina. Enquanto se prepara para concorrer a uma vaga em uma escola de dança de prestígio, a protagonista se divide entre o trabalho de operária e o de dançarina numa boate.

"A Caixa de Pandora"

Lançado em 2020, "A Caixa de Pandora" nos mostra a história de Maybelline (Jacki Weaver), uma senhora que comanda o coral de uma igreja bastante conservadora. No passado, Maybelline cortou relações com o filho pelo fato dele ser gay. No entanto, quando recebe a notícia do seu falecimento, resolve ir até o velório. Chegando lá, ela descobre que também ganhou de presente o clube de drag queens que era comandado pelo seu filho.

Se surgiu interesse em assistir todos esses filmes, basta correr para o serviço de streaming do Telecine. Todos os filmes estão disponíveis no catálogo do serviço e também podem ser vistos na rede dos canais Telecine. Ou seja, não tem desculpa para não assistir. Para melhorar, quem é assinante novo ganha 30 dias gratuitos para conhecer a plataforma.

sobre
o mesmo tema