Por Carolinne Rigotti
Billie Eilish tem Tourette; entenda sobre a doença!
Billie Eilish tem Tourette; entenda sobre a doença!
A cantora nunca se preocupou em falar sobre a síndrome abertamente, mas muita gente não sabe o que isso significa - ou até sabe, mas não conhece pelo nome. Para esclarecer os fatos para todo mundo e não rolar mais essa confusão, nós vamos ajudar vocês a explicar o que significa Tourette e como identificar os sintomas. Não é difícil!

Vocês sabem que o Purebreak está sempre tentando ajudá-los em assuntos delicados, até com relação a saúde, certo? Pois bem, volta e meia falamos sobre a importância de manter todas as consultas em dia, além de perceber os sinais do seu próprio corpo. E, muitas vezes, a falta de informação pode deixar de revelar algo que se passa aí dentro e você nem sabe! Como, por exemplo, vocês sabem o que é Tourette? Quais são as causas, sintomas, tratamentos? Não?! Pois então a gente vai te ajudar a descobrir!

Afinal, o que é Tourette? De forma mais direta, essa doença é uma perturbação neurológica crônica e traz tiques, que podem ser notados não só fisicamente, como na voz. A dificuldade é controlar esses espasmos! Além disso, eles podem ser divididos em simples ou complexos (a cantora Billie Eilish, por exemplo, tem a mais fraca na categoria). O Manual DSM-V diz que a doença começa a mostrar as caras aos perto dos 18 anos, mas especialistas comprovam que logo na infância já dá para notar o Tourette, por volta dos 4 anos.

Mas quais são os sintomas? É claro que varia, de acordo com a intensidade do problema (para saber 100%, só indo no médico, né?), mas na maioria das vezes o paciente pisca muito os olhos, de forma "exagerada", tem movimentos repentinos com a cabeça, faz caretas, balança os ombros, dá fungadas no nariz, tosse, sons guturais, gestos obscenos e repetição involuntária de sílabas ou palavras. Vale lembrar que toda e qualquer atitude aqui citada é INVOLUNTÁRIA, ou seja, não faça o diagnóstico por conta própria e de forma errônea apenas por apresentar algum dos sintomas por um tempo.

Na maioria dos casos, o Tourette é adquirido geneticamente, mas existem estudos científicos que algumas alterações nos neurotransmissores cerebrais podem causar a doença também. Os tiques podem piorar bastante em situações de estresse e cansaço. O tratamento deve ser feito, obviamente, de acordo com a intensidade do problema: de remédios controlados a meditação, de estimulação cerebral profunda a acompanhamento psicológico regrado. Mas, lembre-se, para o diagnóstico adequado, procure ajuda de profissionais, faça todos os exames e, claro, siga todas as instruções.

O caso de Billie Eilish

Billie Eilish demorou um tempo, mas hoje em dia fala abertamente sobre seu quadro: "É algo com o qual tenho vivido toda a minha vida. Todo mundo na minha família, todos os meus amigos e todas as pessoas mais próximas sabem que eu tenho. Não é nada diferente. Eu só nunca falei sobre isso porque não queria que a Síndrome definisse quem eu sou. Não queria que fosse algo como 'Billie Eilish, a artista com Síndrome de Tourette, está na Ellen", diz no programa da Ellen Degeneres. "Eu tenho jeitos para fazer os tiques desaparecerem dos meus vídeos. Normalmente, se é algo que foi filmado anteriormente, eles editam. É assim que eles ficam de fora. (...) Haviam toneladas de compilações onde todo mundo dizia 'Que engraçado isso que a Billie fez com suas expressões faciais', quando, na verdade, são só um monte de tiques", explica. "Eu desenvolvi maneiras de suprimir meus tiques, além de certas técnicas para ajudar a amenizá-los quando não quero que eles me distraiam em certas situações", disse.

Billie Eilish Pirate Baird O'Connell
Billie Eilish se surpreende com reação do público após assumir que sente atração por mulheres. Vídeo!
Billie Eilish choca com tatuagem enorme nas costas; alguns fãs não curtiram muito o desenho: "Brega"
Billie Eilish termina seu namoro com Jesse Rutherford após um ano juntos
Barrou! Equipe de Billie Eilish vetou 20 perguntas do "Fantástico" e fez exigências
ver todas as notícias de Billie Eilish Pirate Baird O'Connell Ver + matérias
sobre
o mesmo tema