Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
2023 é um ano marcante para as mulheres empreendedoras, cujo maior propósito é educar e, principalmente, capacitar outras para serem a mudança que desejam ver no mundo. No universo das famosas, Anitta, Larissa Manoela e outros nomes mostraram que é possível, com determinação, romper barreiras. A empresária no ramo de joias Fabiana Cassani acredita que essa tendência reflete o crescimento do empoderamento feminino!

O mercado empreendedor feminino tem ganhado cada vez mais força dentro e fora do país. No Brasil, diversas famosas estão se destacando por mergulhar de cabeça nesse universo e mostrado seus outros potenciais: Anitta sendo chefe de criatividade de grandes marcas, Marina Ruy Barbosa no ramo da moda, Larissa Manoela com sua própria operadora de celular e tantas outras artistas que se descobriram grandes empresárias também ao longo da carreira.

Hathawayedit anne hathaway GIF em GIFER - de Tagami

Cenário reforça a determinação das mulheres em romper barreiras

Segundo a empresária no ramo de joias Fabiana Cassani, essa tendência de mulheres empreendedoras reflete no crescimento do empoderamento feminino e a busca por autonomia financeira. Além disso, a especialista acredita que esse cenário reforça ainda mais a determinação das mulheres em conquistar seu lugar e romper barreiras.

"Esse crescimento aconteceu graças ao apoio de iniciativas que promovem capacitação e mentoria exclusiva para mulheres empreendedoras. Essas oportunidades têm sido fundamentais para que elas possam se desenvolver e superar os desafios do mundo dos negócios", explica.

Só no Rio de Janeiro, por exemplo, existem mais de 941 mil empreendedoras, ou seja 9,1% do país. Fabiana Cassani explica que empresas lideradas por mulheres têm ganhado reconhecimento também fora do Brasil por conta da criatividade, qualidade do trabalho oferecido, seja na moda, alimentação, tecnologia e mais: "Participar de redes de mulheres empreendedoras tem sido fundamental para o meu crescimento profissional. A troca de conhecimentos e o suporte mútuo nos momentos de desafio são essenciais para superar obstáculos e seguir em frente".

Visionária! Marina Ruy Barbosa usou a própria marca na novela "Fuzuê"

Anitta, Larissa Manoela, Kim Kardashian e tantas outras celebridades empreendedoras possuem a mentalidade de alguém que sempre olha para fora do quadrado. Desde que se lançaram como empresárias, essas famosas passaram a fazer perguntas mais desafiadoras para descobrir a verdade, veêm valor em coisas que foram consideradas inestimáveis, o impossível pode realmente ser possível e é criativo em seu pensamento para encontrar soluções para os desafios do dia a dia e para o bem maior do mundo.

Recentemente, inclusive, Marina Ruy Barbosa surpreendeu ao surgir como a vilã Preciosa no primeiro capítulo da novela "Fuzuê" usando as roupas de sua própria marca, a Ginger. De acordo com Fabiana Cassani, o empreendimento feminino está em transformação. Em outras palavras, a especialista acredita que a força do mercado promete continuar a atrair investimentos e gerar impacto positivo no cenário econômico e social do país.

"O futuro se mostra promissor, com mais mulheres em posições de liderança e com suas perspectivas únicas para o mundo dos negócios. As mulheres estão em busca de redefinir o conceito de sucesso profissional, trazer novas perspectivas e inovar nos negócios. Esse movimento contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e para a criação de um ambiente empreendedor mais diversos e inclusivo", completa.

sobre
o mesmo tema