Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Enem 2021 pode ser adiado para janeiro ou fevereiro de 2022
Enem 2021 pode ser adiado para janeiro ou fevereiro de 2022
Ainda sem data definida, o Enem 2021 pode acabar ficando para 2022. A informação teria vindo diretamente do presidente do Inep, Danilo Dupas, em reunião com os membros do Conselho Nacional da Educação. Além das limitações por conta da pandemia, a prova de 2021 pode ser adiada por falta de tempo e orçamento. Vem entender tudo!

A pandemia da Covid-19 continua impactando a educação no Brasil, mas este não é o único motivo que estaria atrapalhando o planejamento do Enem 2021. De acordo com o jornal O Globo, o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano pode ser adiado para janeiro ou fevereiro de 2022, por falta de tempo e orçamento. Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), teria alertado os membros do Conselho Nacional da Educação (CNE) dessa possibilidade em uma reunião na última quinta (13). Ou seja, assim como em 2020, os alunos que vão prestar vestibular poderão ter que esperar alguns meses a mais.

Tired From Studying GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Em nota, o Inep afirmou que nenhuma data foi escolhida ainda, e o processo de planejamento ainda está sendo concluído. A posição oficial do Instituto é que tudo não passou de um "mal entendido", e a intenção é que o Enem 2021 seja sim aplicado ainda neste ano, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Infelizmente, com a situação atual da pandemia e da falta de verbas para a educação pública, tudo continua muito incerto. Os alunos acabam sendo os maiores prejudicados nessa situação, né? Confira a nota na íntegra:

"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021 e que tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas."

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema