Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Estes curtas macabros inspiraram os dois filmes mais aterrorizantes do ano
Estes curtas macabros inspiraram os dois filmes mais aterrorizantes do ano
O cinema de terror está reinventando a arte de contar histórias, transformando curtas-metragens em longas-metragens de sucesso. Este artigo explora como dois curtas recentes, 'Cerdita' e 'Smile', inspiraram aclamados filmes de terror, destacando a jornada criativa de suas ideias originais até as telonas.

O cinema usa como pontos de partida para suas histórias todo tipo de material anterior muito diverso: quadrinhos, livros, filmes anteriores, vidas próprias e alheias... e curtas-metragens. Nos últimos anos e especificamente dentro do cinema de terror, encontramos quase um subgênero de filmes baseados em curtas anteriores: 'Nunca Apague a Luz', 'Jogos Mortais', 'Mamãe', 'O Babadook'...

Mas isso faz todo sentido, especialmente quando os autores dos curtas são os mesmos que depois levam essa mesma história para a tela grande: eles estabelecem, de forma mais acessível e controlada, uma história em formato breve, e se funciona, frequentemente têm a oportunidade de expandir duração e ambições. É o caso de dois curtas recentes que inspiraram filmes recentes de terror e que, além disso, acabam de chegar em diferentes plataformas, um verdadeiro luxo se você se interessa pelas origens às vezes misteriosas dos filmes de sucesso.

Piggy

'Piggy' é um dos estreias na direção mais estimulantes dos últimos tempos, uma visão de Carlota Pereda sobre o bullying, claramente espanhola e que inclui desde humor tradicional (a esmagadora Carmen Machi) a flertes com o gênero de outros países, onde as sombras da Extremadura se encontram com as do Texas. Uma interpretação soberba de Laura Galán brilha em um filme devastador e que faz muito poucas concessões aos clichês.

Sua base está em um curta do mesmo título de 2018, também escrito e dirigido por Pereda e com Galán no elenco principal, e que ganhou cerca de trinta prêmios em sua passagem por festivais (incluindo o Goya de Melhor Curta). É o mesmo ponto de partida do longa-metragem, que depois o filme repetirá quase cena a cena, e da mesma maneira funciona como uma bomba relógio de tensão, abuso e corpos apodrecidos ao sol.

Smile

'Smile' foi uma das surpresas do cinema de terror deste ano. Seu sucesso esmagador de bilheteria nos Estados Unidos se repetiu na Europa, e reafirmou o poder visual desta história obsessiva e cheia de imagens perturbadoras que se inspira nos últimos marcos do cinema de gênero, desde filmes de maldições espectrais como 'Corrente do Mal' até os mangás de horror de Junji Ito.

Baseia-se em um curta de 2020, 'Laura Hasn't Slept', escrito e dirigido pelo diretor do filme, Parker Finn, e que também conta com a mesma protagonista, Caitlin Stasey. Muito na linha dos últimos curtas de terror que se veem na internet, com imagens de impacto e sustos tremendos, propõe uma situação de demência absoluta que depois será reavaliada no filme. Com a chegada de 'Smile' aos formatos domésticos, a Paramount disponibilizou o curta no YouTube, para que possamos entrar em pânico com as raízes temáticas do filme.

sobre
o mesmo tema