Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Filamentos minúsculos em nosso cérebro poderiam ser responsáveis por nossa habilidade de nos coordenarmos no tempo. Ou seja, atuariam como uma espécie de relógio interno. A descoberta poderia nos ajudar a tratar algumas condições psicológicas e neurológicas, desde o autismo até a doença de Parkinson.

Uns "pelos" microscópicos. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine encontrou o elemento que poderia ser responsável pela nossa capacidade de perceber o tempo: os cílios do corpo estriado.

Os cílios são estruturas presentes em algumas células semelhantes a pelos ou antenas na parte exterior de uma célula. Eles podem ser encontrados em diferentes células do nosso organismo, como em nosso cérebro ou no epitélio pulmonar, a camada interna dos ductos pelos quais conduzimos o ar ao respirar.

O epicentro de nossas habilidades motoras. O corpo estriado, por sua vez, é uma das regiões internas do nosso cérebro e, como muitas partes dele, é um elemento duplo, à esquerda e à direita do nosso crânio.

As funções desse corpo estriado estão intimamente ligadas ao nosso sistema motor, sendo a parte do nosso cérebro responsável por processar as informações coletadas por nossos sentidos, bem como por coordenar a resposta do nosso corpo.

Um experimento com ratos

Os pesquisadores modificaram geneticamente ratos, que nasciam sem cílios em seus respectivos corpos estriados. A equipe observou que os ratos geneticamente modificados perdiam sua capacidade de responder coordenadamente aos estímulos apresentados.

Entre os problemas identificados nesses roedores estavam disfunções na tomada de decisões, comportamentos repetitivos e a incapacidade de processar novas informações do ambiente.

Efeitos tangíveis. Algumas condições neurológicas e psicológicas mostram padrões semelhantes em que o comportamento das pessoas não se ajusta adequadamente aos estímulos do ambiente. Isso fez os pesquisadores pensarem que também poderiam estar ligados a problemas nesta região do cérebro.

"Um desempenho bem-sucedido da memória, atenção e habilidade de ajustar rapidamente o comportamento em resposta às mudanças nos estímulos externos requer um julgamento preciso e exato do tempo, normalmente com uma precisão entre milissegundos e minutos", explicou em um comunicado à imprensa Amal Alachkar, líder da equipe de pesquisa.

"Quando esta capacidade é impedida, significa a perda da habilidade de ajustar rapidamente o comportamento aos estímulos externos e falhar ao manter respostas motoras adequadas e direcionadas aos seus objetivos. Nosso trabalho em andamento visa entender os mecanismos pelos quais os cílios regulam a percepção do tempo e desenvolver terapias para melhorar os déficits no comportamento."

Muito trabalho pela frente

Entender esses mecanismos é crucial para obter uma visão completa das funções cerebrais. Os pesquisadores indicam que os cílios do corpo estriado são uma região de trânsito de informações em nosso cérebro.

Ainda há um longo caminho a percorrer até que esta descoberta se transforme em terapias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas o primeiro passo foi dado.

Alachkar é otimista. "Nossas descobertas podem revolucionar nossa compreensão das funções cerebrais e dos distúrbios mentais no contexto de uma tarefa crítica realizada por organelas na função de "relógio central" desempenhada pelo cérebro.

sobre
o mesmo tema