Por Carolinne Rigotti
Estude Química com estes 12 filmes sobre o assunto!
Estude Química com estes 12 filmes sobre o assunto!
Provas e vestibulares chegando aí, todo o nervosismo... Sabemos que não é fácil estudar para um monte de matérias e, às vezes, é necessário dar aquele tempinho para a cabeça descansar. E se você podesse estudar se divertindo também? Pensando nisso, o Purebreak separou estes 12 filmes que falam sobre Química e te ajudariam a entender algumas coisas sobre o assunto. Vem!

O Enem 2019 está chegando aí, além de outros vestibulares. E o Purebreak entende que nem todo mundo gosta de estudar, ainda mais quando se trata de um assunto que a gente não domina muito... E como muita gente tem dificuldades em Química, pensamos no seguinte: que tal procurarmos filmes com essa temática e que, querendo ou não, nos ajudariam a aprender também? Então, segue aí a lista de longas que falam sobre a disciplina!

"ReAction! Chemistry in the Movies"

Fala sobre o professor de Química, Mark Griep, que estuda enzimas de replicação de DNA bacteriano em uma busca por antibióticos.

Estude Química assistindo ao filme "ReAction! Chemistry in the Movies"
Estude Química assistindo ao filme "ReAction! Chemistry in the Movies"

Sinopse: "A descoberta de um combustível potente e não poluente desperta o interesse de criminosos, e a jovem dupla de pesquisadores envolvida no projeto acaba sendo acusada de assassinato e espionagem."

"Blade Runner - O Caçador de Androides"

Por mais que não pareça pela sinopse, o filme, que foi produzido em, passa-se em Los Angeles e o local está completamente poluído por uma chuva ácida.

)

Sinopse: "No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles."

"Forças Especiais"

A equipe da CIA está no deserto do Afeganistão, procurando um líder terrorista e tentando descobrir a origem dos sinais radioativos.

Sinopse: "A correspondente de guerra Elsa Cassanova é sequestrada pelo Talibã e está prestes a ser executada. Numa das regiões mais hostis do mundo, uma batalha se inicia entre os raptores da jornalista e soldados que arriscam suas vidas para resgatá-la."

"Morte no Everest"

É baseado em fatos reais. Mostra a dificuldade de alpinistas em lidar com a pressão atmosférica e a falta de equilíbrio químico entre a hemoglobina e o oxigênio.

Sinopse: "Jon Krakauer detalha o que passou em 1996 durante o desastre do Monte Everest, quando, numa expedição conduzida pelo famoso guia Rob Hall, oito alpinistas morreram e vários outros ficaram presos por uma tempestade avassaladora."

"O Desastre de Chernobyl"

Conta os detalhes da explosão nuclear que aconteceu no dia 26 de abril de 1986, em Chernobyl, na Rússia. Além disso, o documentário mostra todas as tentativas para amenizar os efeitos da radioatividade.

Sinopse: "Ucrânia, 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história."

"O Início do Fim"

O militar Leslie Grover é o responsável pelo departamento de bombas atômicas e está desenvolvendo uma operação secreta.

Sinopse: "Designado a tomar conta do departamento de bomba atômica, Leslie Groves é um militar determinado a executar os projetos de acordo com seus planos. Leslie contrata J. Robert como peça chave para uma operação ultrassecreta e, embora os dois entrem em conflito frequentemente, eles não desistirão de levar dois projetos de bomba adiante."

"Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento"

Baseado em fatos reais. Erin descobre que a água de sua cidade está contaminada e, assim, fazendo mal a todos os habitantes. Com isto, ela investiga o que está acontecendo e quais são as soluções para este problema.

Sinopse: "Erin Brockovich é a mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso. Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares."

"Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia"

O documentário conta mais sobre o acidente radioativo que aconteceu em Goiânia no dia 13 de setembro de 1987.

Sinopse: "Dois catadores de papel encontram uma cápsula radioativa e a vendem ao dono de um ferro-velho."

"O Informante"

Aborda os segredos da indústria de cigarros.

Sinopse: "Depois de tentar entrevistar o ex-executivo da indústria do tabaco Jeffrey Wigand, o experiente produtor de TV Lowell Bergman suspeita que existe uma razão por trás do silêncio de Wigand. Quando Bergman tenta convencer Wigand a contar os segredos que sabe sobre a indústria do tabaco, os dois precisam lidar com os tribunais e as corporações para expor a verdade. E Wigand tem de lutar para manter sua vida familiar em meio a ações judiciais e ameaças de morte."

"Epidemia"

Um médico tenta descobrir a cura de um vírus mortal e contagioso que foi trazido da África por um macaco levado clandestinamente para a Califórnia.

Sinopse: "Um médico do Exército e sua equipe lutam para salvar os habitantes de uma pequena cidade americana contra a propagação de um vírus mortal e contagioso trazido da África por um macaco que foi levado de forma clandestina para a Califórnia, nos Estados Unidos. O contágio é rápido e o Exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando um cientista do Exército tenta ajudar a população, ele é inexplicavelmente afastado do caso."

"Síndrome da China"

Um repórter descobre que aconteceu algo em uma usina nuclear na Califórnia. Mesmo tentando denunciar o caso, existe um esquema para encobrir esses fatos.

Sinopse: "Kimberly Wells e Richard Adams são jornalistas que filmam um acontecimento irregular em visita a uma usina nuclear, mas a matéria não vai ao ar. Intrigados, os dois decidem investigar o caso, e a verdade pode ser mais grave do que eles imaginavam."

"K-19: The Widowmaker"

O sistema de refrigeração de um submarino nuclear K-19 para de funcionar enquanto é testado durante a Guerra Fria. O comandante o capitão, então, têm que dar um jeito para evitar um desastre.

Sinopse: "Durante a Guerra Fria, o capitão Vostrikov recebe ordens para testar o submarino nuclear K-19 em águas profundas. Mas a embarcação apresenta graves problemas técnicos, o que pode levar à explosão e até mesmo a uma guerra."

E aí, vão começar por qual? Contem pra gente e, claro, fiquem de olho para mais novidades!

sobre
o mesmo tema