Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Eu uso o iPad desde 2011. Desde então, tive modelos básicos, modelos Pro, modelos Air e modelos mini. O último, de sexta geração, é o que uso agora.

A evolução para modelos menores pode parecer estranha (quem migra de um Pro para um mini?), mas foi em sintonia com a minha crença no iPad como uma ferramenta de trabalho: é fantástico para criativos que usam o Pencil, mas não para mim. Então, optei pelo mini, limitando-o principalmente ao consumo de mídia durante viagens.

Todos os iPads que tive compartilhavam de uma característica: quando eu não os usava, às vezes por dias ou até semanas, eles ficavam em algum canto, descarregando lentamente. Sempre que eu voltava a usá-los, tinha que carregá-los primeiro.

O Pixel Tablet, recentemente lançado pela Google (não no mercado espanhol), é um brilhante exemplo de inovação e certa generosidade ao fornecer ao tablet uma utilidade doméstica, fazendo sentido mesmo quando não está sendo usado e, adicionalmente, evitando o problema de sempre encontrá-lo descarregado.

Software + Hardware

A solução da Google é do tipo que a Apple costuma se orgulhar: a perfeita combinação de hardware e software. No entanto, inclui um produto adicional na caixa, algo que a Apple não faz desde 2007.

Por um lado, temos o hardware: uma base de carregamento com alto-falante integrado, permitindo carregar o Pixel Tablet enquanto o mantém em posição ergonômica e reproduz música.

Por outro, temos o software: uma interface adaptada para quando o tablet está nesta base. Transforma-se, com algumas limitações, em um Google Nest Hub, exibindo painéis de informações visíveis de longe. Assim, podemos colocá-lo na sala, cozinha ou escritório e ter um equivalente a uma tela inteligente sem precisar comprar uma específica.

E o mais generoso: a Google inclui essa base de carregamento com alto-falante na caixa do Pixel Tablet. Porém, não é barato se quisermos comprar mais, por exemplo, para distribuir pela casa. Cada unidade adicional custa 149 euros (preço na Alemanha).

A propósito, esse preço é um pouco difícil de entender: alto-falante e conectores de carga por 149 euros, quando por 99 euros podemos comprar um Google Nest Hub completo.

Mesmo assim, essa abordagem do produto é invejável para nós que usamos o ecossistema da Apple. A Google não tentou reinventar a roda ou redefinir constantemente, e raramente com sucesso, como trabalhar em torno de uma tela.

A Google simplesmente buscou tornar a função principal de um tablet, o consumo de mídia, o mais satisfatório possível, e ao mesmo tempo, dar-lhe uma função doméstica que os tablets não tinham até então, resolvendo também o problema da bateria sempre descarregada.

O mercado de tablets (não híbridos, apenas tablets) é dominado pelo iPad. Na última década, a maioria dos fabricantes Android abandonou o segmento, e nenhuma alternativa possui uma loja de software da qualidade do iPad e sua App Store.

No entanto, a abordagem da Google é extremamente generosa e demonstra uma inovação que permite ao usuário economizar após uma compra, em vez de incentivá-lo a gastar mais. Algo invejável para quem está acostumado com a abordagem da Apple, especialmente após um iPadOS 17 que não apresentou grandes novidades.

sobre
o mesmo tema