O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Pedro Mattos compartilha suas percepções sobre a evolução dos ingredientes na gastronomia

A cozinha italiana é uma das mais amadas e respeitadas do mundo, com uma história rica que atravessa séculos. Um estudo publicado pelo Picky Eater mostra que, a partir de uma análise das hashtags do Instagram para escolher quais os tipos de culinárias são as mais populares, a comida italiana ganhou o primeiro lugar global. De suas origens antigas à influência das diversas culturas que passaram pela península italiana, a culinária do país é uma celebração de sabores autênticos e ingredientes de alta qualidade.

O Chef Pedro Mattos, proprietário do restaurante italiano Pappagallo Cucina, localizado em São Paulo, comenta que "a Itália é como um caldeirão de influências culinárias. Você pode traçar sua história através das diferentes culturas que deixaram sua marca na nossa comida, desde os romanos até os árabes, normandos, espanhóis e muitos outros. Cada uma dessas influências contribuiu para a riqueza e diversidade de sabores que temos hoje", disse.

Um ponto de virada na história ocorreu após a descoberta das Américas, quando ingredientes como tomate, chocolate e pimenta foram introduzidos na cozinha italiana. "Esses ingredientes se tornaram icônicos na nossa culinária. Eles adicionaram novas dimensões aos nossos pratos tradicionais e se tornaram parte inseparável do que consideramos comida italiana autêntica", observa o proprietário do Pappagallo Cucina.

Roma Antiga desempenhou um papel fundamental na formação da cozinha italiana

A cozinha da Roma Antiga também desempenhou um papel fundamental na formação da cozinha italiana moderna. "Os romanos valorizavam ingredientes frescos, como vegetais, frutas, cereais, queijos e ovos, além do uso essencial do azeite. Esses princípios básicos ainda são a base da nossa cozinha atual", explica.

Durante a Idade das Trevas, os conventos italianos desempenharam um papel crucial na preservação da culinária e na produção de vinhos e licores. "Os monges foram verdadeiros guardiões das nossas tradições gastronômicas. Eles nos deixaram um legado de receitas e técnicas que ainda usamos hoje."

O século XIX trouxe uma culinária italiana mais acessível para a classe média, com a popularização do café, chocolate, sorvete e outras especialidades. "Foi uma época de inovação na culinária italiana. Novos sabores e técnicas surgiram e enriqueceram ainda mais nossa tradição culinária. A simplicidade é a chave da cozinha italiana ", conclui o Chef Pedro Mattos.

sobre
o mesmo tema