Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Este artigo explora uma série de estratégias simples e eficazes para melhorar a saúde mental. Através de hábitos diários como a organização do ambiente, a leitura, o contato com a natureza e animais de estimação, a prática de atividades prazerosas, entre outros, é possível fortalecer o bem-estar emocional.

Às vezes, você precisa de um impulso mental. Existem algumas etapas simples que você pode seguir para construir um "hábito de felicidade" que pode ajudar a passar por um momento difícil. Esses estímulos não pretendem substituir o tratamento para depressão grave, ansiedade aguda ou outros problemas clínicos. Se você precisar de ajuda, fale com seu médico ou com um amigo ou familiar de confiança.

Combata a Bagunça

Ela simplesmente fica lá, sem fazer nada. E esse é o problema. Estudos descobriram que quando você está cercado por coisas, o caos visual vai direto para o seu cérebro. Isso te distrai e atrapalha sua capacidade de processar informações. Outras pesquisas mostraram que uma casa bagunçada aumenta o hormônio do estresse cortisol, especialmente nas mulheres. Faça um plano agora para banir ou organizar sua bagunça. Em seguida, ligue para uma instituição de caridade para marcar uma data para retirada.

Não precisa ser uma farra por eletrônicos sofisticados ou um novo guarda-roupa de grife. Claro, algo agradável pode te animar por um momento. Mas a pesquisa mostra que a verdadeira magia da chamada terapia de varejo é a sensação de controle que você tem sobre seu ambiente ao fazer suas próprias escolhas. Então, tente fazer um pouco de compras inteligentes para te ajudar a sair de uma tristeza de curto prazo. Apenas certifique-se de que suas escolhas cabem no seu orçamento também.

Bilhete para a Leitura

O jeito mais rápido de sair de um mau humor ainda é o mais simples: uma leitura envolvente. Estudos associaram a leitura a melhorias nos sintomas de depressão, bem como à flexibilidade mental e à função cerebral. Certifique-se de que seja uma leitura prazerosa - não as notícias, o manual do seu computador ou até mesmo sua última escolha do clube do livro. Encontre um livro que você queria conferir ou uma revista interessante. Reserve pelo menos 30 minutos todos os dias para ler em paz.

Acaricie um Amigo Peludo

Em um estudo, estudantes universitários que relaxaram por apenas 10 minutos com um cão ou gato de bom humor tiveram uma redução acentuada no cortisol, um importante hormônio do estresse. Muitos campi universitários iniciaram programas de "animal para aliviar o estresse". Você não precisa estar na escola para receber esses afagos, no entanto. Passe um tempo extra de qualidade com seu próprio animal de estimação, ou seja voluntário em um abrigo ou evento de adoção para fazer novos amigos peludos para acariciar e brincar.

Sinta um Ritmo Contagiante

Sim, a música clássica pode relaxar você e aliviar a tensão. Mas e se seus gostos musicais forem mais enérgicos? Um estudo italiano descobriu que ritmos rápidos também podem ajudar a acalmar você. Isso acontece quando a música para. Depois de ouvir músicas de ritmo rápido, a pressão arterial e a frequência cardíaca dos sujeitos se acalmaram. Então, seja Mozart ou rock clássico o seu ritmo, aumente o volume.

Monte um Prato Poderoso

Um prato saudável pode afastar a tristeza, com resultados rápidos e duradouros. Um estudo observou jovens adultos com dietas ricas em frutas, vegetais e carnes magras ao longo de algumas semanas. Eles relataram menos depressão do que um grupo que não se alimentava tão bem. Estudos mostraram que a dieta mediterrânea, que conta com grãos e azeite como itens básicos, pode aliviar a depressão em adultos mais velhos. (Exercício e compartilhar refeições são partes importantes dessa dieta também.)

Experimente a Acupressão

Para praticar essa antiga arte de cura chinesa, você pressiona certos pontos do seu corpo para liberar tensão. Isso pode diminuir a ansiedade e melhorar o fluxo sanguíneo. Experimente este movimento simples chamado yin tang, que se refere ao ponto médio entre suas sobrancelhas. Sente-se e relaxe. Coloque seu polegar ou dedo indicador entre suas sobrancelhas. Pressione em pequenos círculos suaves por 5 a 10 minutos. Repita várias vezes ao longo do dia.

Encontre seu Fluxo

"Fluxo" é o seu estado de espírito quando você faz algo que te desafia e satisfaz, sem muita pressão sobre seu desempenho. Anote os pontos altos do seu dia ou semana. Quando você se sentiu "na zona"? Dica: Entretenimento passivo como assistir a uma série de TV ou jogar jogos de computador não são fluxo. Pense em dançar, cozinhar, pintar, até limpar a casa - atividades que absorvem você e deixam suas preocupações de lado. Reserve bastante tempo para elas.

Caminhe na Natureza

A eco terapia explora como o tempo de qualidade na natureza alivia o estresse, a ansiedade e a depressão. Um estudo de 2015 descobriu que as pessoas que fazem caminhadas na natureza têm menor atividade nas partes do cérebro onde os pensamentos negativos podem se acumular. Comece com um passeio perto de casa ou uma trilha fácil por cerca de meia hora várias vezes por semana. Se estiver disposto, passe para banhos de floresta de longo prazo (a versão japonesa de imersão na natureza). Funciona se você levar um amigo também.

Encontre Substitutos da Natureza

Mesmo se você estiver preso dentro de casa ou o tempo estiver ruim, estímulos naturais podem ter um efeito calmante semelhante. Um estudo descobriu que pode elevar o seu astral ouvir sons da natureza e até mesmo olhar para fotos de belos cenários ao ar livre ou destinos dos sonhos. Os pesquisadores acreditam que é o foco literal "externo" que pode quebrar um funk mental, tirando sua mente das coisas negativas.

Existe um Aplicativo para Isso

No mundo em constante evolução das ferramentas eletrônicas de saúde mental, você nunca precisa de uma consulta. Um aplicativo no seu smartphone não pode diagnosticar ou tratar uma condição como depressão ou ansiedade. Mas pode fazer você estar ciente de suas emoções, o que pode ajudar a gerenciá-las. Você pode baixar podcasts, audiolivros e aplicativos edificantes para animar enquanto dirige, espera na fila ou dá uma caminhada.

Mantenha seu Sistema de Apoio

Quando você se sente pra baixo, é fácil pensar que os outros devem saber como você se sente. Mas você precisa ser o único a manter as linhas de comunicação abertas. Reserve tempo para amigos e família. Ofereça ajuda quando puder - algumas pesquisas sugerem que pode ser mais elevador dar apoio do que recebê-lo. E embora alguns especialistas digam que é melhor encontrar-se pessoalmente, não hesite em usar ferramentas eletrônicas como Skype, bate-papo online e textos para se manter próximo, se necessário.

Encontre Algo Engraçado

Quer você se divirta com vídeos bobos de pessoas caindo, comédia britânica inteligente, ou um amigo que conta histórias hilárias, encontre coisas que te fazem rir. Livros de ensaios humorísticos, podcasts engraçados ou piadas de revistas são ótimas fontes também. Estudos mostram que o riso - e a distração que ele traz - é um dos melhores elevadores de humor por aí.

sobre
o mesmo tema