Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Talvez vocês devessem dar uma olhada do lado de fora da porta. Pode haver um tesouro escondido lá.

Imagine ter uma pequena ou média fortuna bem na sua porta e deixá-la lá por 30 anos. Foi exatamente isso que aconteceu com um fazendeiro de Grand Rapids, no estado americano de Michigan, mas a história se estende por mais 50 anos.

Um objeto aparentemente comum do cotidiano revelou-se, após mais de 80 anos na mesma fazenda, como um dos maiores meteoritos já registrados nessa região.

O achado extraordinário só foi identificado por especialistas em 2019, depois de ter servido como um simples calço de porta por décadas.

10 quilos de ferro e níquel valem uma fortuna

A descoberta do meteorito é atribuída ao fazendeiro David Mazurek, de Grand Rapids. Por 30 anos, ele "suspeitou" que tinha um meteorito em sua posse.

Ele mesmo descreveu como uma suspeita, embora na realidade já tivesse todas as informações de que precisava. O proprietário anterior contou a Mazurek que era de fato um meteorito que havia caído na propriedade nos anos 1930. Ele alegou que, na época, trouxe-o para a fazenda com seu pai.

Mazurek não parece ter acreditado completamente nele na época. Ou não considerou tão importante. Só quando percebeu que pedaços menores de meteoritos alcançavam preços elevados, Mazurek decidiu mandar examinar o grande meteorito.

Mona Sirbescu, geóloga na Central Michigan University (CMU), confirmou posteriormente que era mesmo um meteorito.

Normalmente, pedidos para investigar possíveis meteoritos acabam em decepção. Mas dessa vez foi diferente. O chamado "Meteorito Edmore" não apenas provou ser um verdadeiro meteorito, mas também uma descoberta espetacular. É um grande meteorito de ferro-níquel com uma notável proporção de níquel de cerca de 12%.

"Eu pude perceber imediatamente que isso era algo especial. É o exemplar mais valioso que já tive em mãos – tanto em termos monetários quanto científicos." - Mona Sirbescu.

A agradável surpresa veio quando o Meteorito Edmore foi vendido por impressionantes 75.000 dólares para o Abrams Planetarium da Michigan State University.

sobre
o mesmo tema