Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

A vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas fez com que a então senadora da Califórnia, Kamala Harris se tornasse a primeira mulher e negra a chegar a vice-presidência nos EUA. Filha de imigrantes, Harris já é vista como um importante símbolo de representatividade. Aproveitando as comemorações e a proximidade de mais uma eleição no Brasil, o que você tem feito para incluir mulheres negras na política daqui?

Depois de intensos dias de contagem de votos, no último sábado (7), o democrata Joe Biden venceu as eleições presidenciais norte-americanas, derrotando o então presidente republicano Donald Trump. Tão importante quanto à vitória de Biden para esse momento da história, foi a vitória significativa de Kamala Harris, a primeira mulher e negra a chegar à vice-presidência dos Estados Unidos. Se você passou o mínimo de tempo nas redes sociais, é provável que tenha visto muita gente falando do assunto e enaltecendo a nova vice-presidente norte-americana. E não estão errados não, viu?! Porém, o Purebreak quer chamar sua atenção para outro detalhe: às vésperas de mais uma eleição no Brasil, você já olhou para as opções que temos aqui?

Quem é Kamala Harris?

Quem é Kamala Harris e o que ela representa?
Quem é Kamala Harris e o que ela representa?

Filha de imigrantes (mãe indiana e pai jamaicano), Kamala Harris será a primeira vice-presidente mulher e negra da história dos EUA. A senadora da Califórnia chegou a concorrer para a indicação do partido Democrata à presidência. Com a nomeação de Biden, foi escolhida para compor a chapa como vice. Antes dela, apenas três mulheres integraram uma chapa presidencial, mas a dela foi a única vitoriosa. Bacharel em Ciências Políticas e Economia pela Universidade de Howard e em Direito pela Universidade da Califórnia (Hastings College of the Law), também foi a primeira procuradora-geral negra da Califórnia.

O que Kamala Harris representa?

Com uma trajetória cheia de primeiras vezes, não há dúvidas de que Kamala é uma figura representativa para milhares de meninas e mulheres negras ao redor do mundo que, agora, podem se ver na liderança de uma superpotência.

É importante lembrar que tanto Kamala quanto Biden são de uma ala mais moderada do Partido Democrata. No entanto, acredita-se que a senadora desempenhará um papel ativo na Casa Branca, sobretudo no que diz respeito aos direitos humanos, questões de gênero e raça. Durante a campanha, por exemplo, Kamala deu atenção ao problema da violência policial, que foi o estopim das manifestações antirracistas do Black Lives Matter em junho deste ano.

Frente à extrema-direita que comandou os EUA nos últimos anos, a chegada de Biden e, principalmente, de Kamala é um suspiro de alívio. O que não significa que os cidadãos norte-americanos não devam cobrá-los sempre que necessário. Afinal, democracia é isso, né?!

E quanto às mulheres negras na política brasileira?

Em meio à repercussão das eleições norte-americanas e da importância de Kamala Harris no cargo de vice-presidente, chamamos atenção para o que acontece aqui no Brasil. Com mais uma eleição chegando, você está por dentro das candidatas negras do seu município e das agendas que elas defendem?

Hmmmm GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Já falamos sobre a importância do seu voto. Dentre outros fatores que podem corrigir a baixa presença de mulheres, sobretudo, negras nas diversas frentes políticas, a sua participação como cidadão(a) é mais do que essencial.

Winking rihanna gif 8

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema