Por Carolinne Rigotti
Você sabe a importância do seu voto? O Desculpa o Textão fala sobre isso
Você sabe a importância do seu voto? O Desculpa o Textão fala sobre isso
É muito comum ouvir um monte de gente falando que vai anular o voto, porque não está nem aí para a política. Mas será que essas pessoas sabem que esse voto pode fazer toda a diferença no futuro do país? Pois é, o Desculpa o Textão desta quinta (14) fala justamente sobre como é bom se aprofundar nas propostas e escolher o candidato certo.

Eu vou ser bem sincera: quem me vê hoje em dia, não imagina que dos meus 16 aos 18/19 anos eu não ligava muito para política. Sempre tive meu posicionamento, minha matéria preferida no colégio era História, mas nunca corri atrás de saber propostas dos candidatos e quem se encaixava mais nas minhas ideologias. Eu não via a importância que o meu voto tinha e AINDA TEM, e infelizmente muitos outros jovens também não têm essa noção. Então, o Desculpa o Textão de hoje vai ser basicamente sobre a importância do voto.

A gente chegou a essa conclusão depois de ver que maioria das pessoas ainda não fez a biometria para poder votar de agora em diante - e vale lembrar que já tem eleições de novo em 2020, para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Com isso, percebemos que muita gente ainda não enxerga o quão importante é deixar seu votinho registrado lá. Para início de conversa, sabe essa quantidade de injustiças ligadas a política que assistimos todos os dias e ficamos indignados e com sentimento de impotência? Pois é, isso poderia ser evitado. O grande problema da atualidade é a falta de informação.

O que pode evitar maiores problemas na sua cidade e, mais ainda, no seu país? SEU VOTO! Nunca anule seu voto por achar que não tem diferença ou que nenhum dos candidatos te representa de fato. Sim, sabemos que acontece muita coisa errada dentro do Senado, independente de quem está lá dentro, mas lembre-se que as coisas sempre podem ser melhores. Estude os planos de cada candidato, você os encontra facilmente na internet (e fique de olho na fonte também, porque de fake news nós já estamos cheios!). E, principalmente, não dá para votar em alguém só porque você concorda com UMA IDEOLOGIA dele, mas não está ligado planejamento geral do cara. Afinal, estamos vendo como está o Brasil depois que as pessoas seguiram unicamente em suas opiniões pessoais, não nos benefícios da sociedade de uma forma geral...

Biometria

O voto é permitido a partir dos 16 anos. Antigamente, era necessário apenas apresentar a carteira de identidade e o título de eleitor, mas as coisas mudaram: agora, é necessário fazer a biometria O novo cadastro é obrigatório e grande parte dos eleitores ainda não o realizou: vale lembrar que o prazo é até o dia 1º de dezembro. Para realizar a biometria, o eleitor tem que agendar o atendimento pelo site do TRE do seu estado ou pelo telefone da Central de Atendimento. É necessário levar documento oficial com foto, comprovante de residência (com até três meses de emissão) e o título de eleitor, se tiver.

E vamos deixar nosso voto registrado em 2020 - e de agora em diante? Você não sabe como ele faz toda a diferença no país!

sobre
o mesmo tema