Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado no dia 29 de agosto, mas é importante lembrar que todo o resto do ano é essencial para promover a representatividade e o respeito. Além disso, é preciso se manter firme no combate à lesbofobia e não repetir comentários clichês que ofendam a comunidade LGBT. O Purebreak reuniu 10 frases para parar de usar já!

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica vai ser comemorado no próximo sábado, 29 de agosto. A data foi escolhida no ano de 1966 durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), pelo COLERJ, onde as pautas discutidas entre elas foram sobre visibilidade, organização e saúde.

A ação é um importante marco para a luta das mulheres lésbicas a fim de ocuparem seus espaços perante a sociedade e terem direitos iguais, garantidos pela lei. No Brasil e fora dele, a realidade ainda é complicada e é preciso se manter firme no combate à lesbofobia para que elas possam viver sem medo de serem violentadas, tenham oportunidades e se mantenham orgulhosas de serem quem verdadeiramente são!

10 frases lesbofóbicas que não devem ser usadas

Infelizmente, a maioria das mulheres lésbicas já passaram por momentos de desconforto e até se sentiram ofendidas ao ouvirem comentários discriminatórios por conta de sua orientação sexual. Para evitar que essas frases sejam reproduzidas, é preciso combatê-las refletindo mais sobre a importância da luta. Pensando nisso, o Purebreak reuniu 10 delas que não devem ser ditas. Acompanhe!

"Você é lésbica? Que desperdício!" - Essa frase parece que uma mulher não pode viver sem um homem, além de ser ofensiva.

"Mas nem parece que você é lésbica" - Esse tipo de comentário é voltado para lésbicas que possuem um padrão de beleza voltado para as "mais femininas". Aparência de uma pessoa não define sua orientação sexual.

"Está parecendo um homem" - Mulheres não precisam ficar a todo instante externando sua feminilidade para outras pessoas.

"Você teve problemas na infância?" - Ser lésbica não é fruto de um trauma, então não repita essa frase.

"Quem é o homem da relação?" - A fala é bastante machista pois define que toda relação tem que ser heteronormativa e dominada por algum homem de alguma forma.

"Como terão filhos?"- Essa é uma frase com preconceito velado, uma forma de dizer para um casal de mulheres que elas não poderão ter filhos.

"Como você faz sexo?" - Além da pergunta ser totalmente invasiva, todos possuem formas diferentes de se relacionar independente da orientação sexual. A frase é como se existisse apenas uma relação natural e entre homens e mulheres.

"O que falta é homem de verdade" - Lésbicas amam outras mulheres e não vai ser um homem que vai controlar sua sexualidade.

"Será que não é uma fase?" - Ser homossexual não é uma fase! Essa frase pode constranger e até magoar uma mulher lésbica.

"Também quero participar" - Geralmente, esse tipo de comentário é dito por homens e é bem machista, além ilustrar a hiperssexualização da mulher LGBT.

sobre
o mesmo tema