Por Victor Viana
LGBTQIA+: descubra o significado de "A"
LGBTQIA+: descubra o significado de "A"
Quem está mais ou menos ligado na sigla LGBTQIA+, com certeza já sabe que o "A" significa Assexualidade. Apesar do termo não ser novidade pra muita gente, é provável que nem todo mundo realmente saiba tudo o que essa letra pode representar. Então, se você já ficou curioso para entender mais sobre, só vir com o Purebreak.

Apesar da sigla LGBTQIA+ ter passado por algumas mudanças nos últimos anos, nem tudo que faz parte dela é realmente novidade. Como é o caso da letra "A", que refere-se à assexualidade. No imaginário popular, já sabe-se que assexual é aquela pessoa que "não gosta de fazer sexo". A verdade é que esse assunto é bem mais complexo do que se imagina. Vale destacar que esse ano, o participante Victor Hugo, do "BBB20", se assumiu assexual, mas deixou todo mundo com muitas dúvidas quando assumiu seu crush por Guilherme. E aí, será que isso é possível?

Aqui no Brasil existe o Coletivo Abrace, que se identifica como coletivo de assexuais para educação e visibilidade sobre as Assexualidades. Ou seja, produzem vários conteúdos sobre o assunto com o intuito de fazer a população entender mais sobre esse outro espectro da sexualidade. E de acordo com as próprias informações divulgadas pelo grupo, assexual é aquele que apresenta "ausência total, parcial, condicional ou circunstancial de atração sexual". Em outras palavras, é a pessoa que não enxerga o sexo como primeira referência de desejo ou atração.

Ou seja, já deu pra entender que assexuais fazem sexo, né? Mas, para isso ficar ainda mais claro, podemos dizer que existem "níveis" diferentes de assexualidade:

Assexual estrito: aquele que não possuem nenhuma atração sexual

Demissexual: aquele que sente atração sexual após conhecer e criar uma conexão com a outra pessoa

Gray-a: aquele possui uma baixa ou rara atração sexual

Assexual fluido: aquele que passeia pelas outras identidades citadas anteriormente

Agora deu pra entender que assexuais podem se relacionar como qualquer outro integrante da comunidade LGBTQIA+? Aliás, têm pessoas que só descobrem a sua assexualidade muito tempo depois, quando, às vezes, já estão dentro de um relacionamento. E mais uma coisa pra ninguém fazer feio quando for falar sobre isso com outras pessoas: o termo assexuado é aplicado apenas para animais ou plantas.

No "BBB20", o participante Victor Hugo se assumiu assexual dentro do reality show
No "BBB20", o participante Victor Hugo se assumiu assexual dentro do reality show
sobre
o mesmo tema