Por Bruno Janot
Em "Capitão América 2", Steve Rogers pega dicas com Falcão de eventos que perdeu durante período de congelamento.
Em "Capitão América 2", Steve Rogers pega dicas com Falcão de eventos que perdeu durante período de congelamento.
Personagem tem caderninho onde toma nota de tudo o que precisa saber do tempo em que ficou congelado.

Em "Capitão América 2: O Soldado Invernal", o personagem Steve Rogers tenta se adaptar ao mundo moderno depois de passar mais de 60 anos congelado no fundo do oceano. Ainda no começo do filme, vemos que o herói tem muitas dificuldades em entender os acontecimentos históricos desses últimos anos.

Para ajudar em seu processo, ele possui um caderninho onde toma nota de tudo o que precisa saber do tempo em que ficou desacordado. Vemos essa lista quando o personagem Sam Wilson, o Falcão, sugere para Rogers escutar a trilha-sonora do filme "O Terrível Mister T" (Trouble Man), gravada por Marvin Gaye. Steve tira a bloco de anotações do bolso e acrescenta esse item ao final da lista; nesse momento, podemos ler os outros tópicos marcados pelo personagem.

O mais interessante é que essa lista muda em cada país onde o filme é exibido, o que gera uma divertida brincadeira com a cultura de cada região. Confira então uma seleção com algumas dessas versões da lista de Steve Rogers!

Brasil

Brasil
Brasil

Na versão brazooka da lista do Capitão América, além do ídolo Ayrton Senna, vemos nomes como o Capitão Nascimento Wagner Moura, a Rainha dos Baixinhos Xuxa, os Mamonas Assassinas e Chaves, que apesar de mexicano é um dos programas mais queridos entre os brasileiros.

Estados Unidos

Estados Unidos
Estados Unidos

Na versão norte-americana da lista feita pelo super-herói mais patriótico de todos os tempos vemos o criador da Apple Steve Jobs ao lado de momentos históricos como a construção e a queda do muro de Berlim e o homem na Lua.

Reino Unido

UK

A versão exibida na Terra da Rainha do bloquinhos de Steve Rogers além é claro dos Beatles, tem a Copa do Mundo de 1966, vencida pela Inglaterra em sua própria casa. Quase escondo, no topo da lista, ainda podemos ver um lembrete para assistir o seriado "Sherlock", estrelado por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.

França

França
França
Na lista francesa, Steve Rogers anota para pesquisar mais tarde acontecimentos como a Copa do Mundo de 1998. O super-herói também quer ficar ligado na dupla Daft Punk, autora de inúmeros sucessos entre os quais "Get Luck", um dos singles mais bombados dos últimos tempos.
sobre
o mesmo tema