Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Os entusiastas de criptomoedas têm esperança de que um evento que ocorre a cada quatro anos e altera o código base da maior criptomoeda do mundo prolongue a atual alta do mercado. Porém, esse marco também pode marcar o fim para certos mineradores de Bitcoin.

O evento, chamado de "Halving", historicamente é seguido por altas exponenciais no preço do Bitcoin. Os últimos três halvings, em 2012, 2016 e 2020, resultaram em saltos de quase 8.450%, 290% e 560% no preço do token, respectivamente, segundo dados da Bloomberg. O Bitcoin foi criado em 2009 por um programador ou grupo sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Os "halvings" reduzem pela metade a quantidade de Bitcoin que cada minerador pode ganhar ao validar transações no blockchain da criptomoeda. O próximo halving, previsto para abril de 2024, reduzirá a recompensa para 3,125 Bitcoins por bloco, de 6,25 atuais.

A diminuição da oferta é vista como uma forma de manter o valor do Bitcoin a longo prazo. Historicamente, os mineradores têm conseguido compensar a redução de receitas devido às altas no preço do Bitcoin após cada halving.

Economia desafiadora para o próximo "halving"

No entanto, a economia da mineração antes do próximo halving parece mais desafiadora do que as anteriores. "Quase metade dos mineradores sofrerá, pois têm operações de mineração menos eficientes e com custos mais altos", prevê Jaran Mellerud, analista de mineração de criptomoedas.

Os mineradores enfrentam desafios como custos crescentes de eletricidade e dívidas insustentáveis. A indústria global de mineração possui entre 4,5 e 6 bilhões de dólares em dívidas. Muitos desses empréstimos foram motivados pela migração de mineradores para a América do Norte após a proibição da mineração na China em 2021.

E enquanto os mineradores tiveram um breve alívio com a recuperação do preço do Bitcoin e a queda nos custos de eletricidade, os preços da energia estão voltando a subir. Para enfrentar os desafios do próximo halving, os mineradores estão tomando medidas como fixação dos preços da energia e redução dos investimentos.

O halving deve dobrar o custo de produção do Bitcoin para cerca de $40.000, segundo estrategistas do JPMorgan Chase & Co. "Todos têm que estar preparados", disse Tiffany Wang, CEO da mineradora Lotta Yotta. "Infelizmente, muitos mineradores serão eventualmente expulsos do mercado."

sobre
o mesmo tema