Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Para além de looks e fofocas dos famosos, o MTV Miaw foi marcado por polêmicas bem problemáticas. Uma delas envolve MC Soffia, indicada à categoria Black Star Rising, que dá destaques aos artistas pretos. A rapper não teve acesso a cadeiras, sendo colocada na pista, longe do palco. Além disso, alguns famosos - que também concorriam à outras categorias - nem foram convidados para o MTV Miaw. Confira!

O MTV Miaw 2022 teve muitos looks icônicos e momentos musicais importantes, porém, o evento, gravado em São Paulo na última terça-feira (26), foi marcado por polêmicas bem graves. Diversos artistas e influencers negros, que estavam indicados à categorias no prêmio, não receberam convite - ficando de fora da premiação.

E quem recebeu, como é o caso de Mc Soffia, não teve lugar especial no camarote - como outros indicados - ficando na plateia, na pista, longe do palco. Muitos deles foram às redes sociais reclamar da organização e a web levanta a pauta do racismo na escolha de convidados e excluídos do MTV Miaw 2022.

MC Soffia ironiza MTV Miaw: "Não nasci pro camarote"

Um dos casos que mais chocou os internautas foi o de MC Soffia, que concorria à Black Star Rising. A rapper foi convidada para o MTV Miaw, porém, não tinha lugar no camarote, como a maioria dos indicados. A jovem estava na pista, com a plateia geral, sem direito a alimentação e bebida.

Nos stories, a artista debochou da situação: "Vai ser engraçado se acontecer assim: 'a vencedora do prêmio é MC Soffia'. Aí vou falar 'dá uma licencinha, porque preciso chegar lá no palco, eu tava lá no fundo' [...] Quer dizer, pra mim não tem cadeira, mas para outros artistas têm [...] Mas tudo bem né, sou sereia, nasci para ficar na água, não nasci para estar no camarote, com todos os artistas".

Depois, no Twitter, MC Soffia desabafou sobre o caso: "Será que ser artista no Brasil significa ter grandes números? Por isso não sou valorizada?", escreveu. Ela ainda lembrou no Dia da Mulher Negra e Latina-americana, comemorado em 25 de julho, um dia antes do evento. A ironia, né?

MC Soffia conseguiu o apoio da web rapidamente, que exige maiores explicações para as organizações do evento.

Indicados ao MTV Miaw 2022 não foram convidados

Por outro lado, alguns indicados nem foram convidados para o evento - o que não faz nenhum sentido. Um caso que chamou atenção foi de Tata Estaniecki Cocielo e Bruna Unzueta, apresentadoras do PodDelas, que concorriam ao Dupla de Milhões. As meninas falaram pelas redes sociais que não foram chamadas para o MTV Miaw e nem mesmo sabiam que o evento já seria gravado em 26 de julho. "Descobrimos pela internet", afirma Tata.

Mas a maioria da lista dos "esquecidos" pela organização, infelizmente, são indicados pretos. Rízia Siqueira, que estava ao lado de MC Soffia na categoria Black Star Rising também não recebeu convite. Pelo Twitter, a influencer se mostrou bem chateada com o descaso: "Era o meu sonho ir para um evento da MTV [...] Fiquei triste mesmo".

Ellen Valias, conhecida como Atleta de Peso que concorria à categoria Saúde Tá Ok, passou pela mesma situação. Após ver o desabafo de Rízia, a influencer completou, ainda no Twitter: "Eu também fui indicada pro MTV Miaw, mas não fui chamada pra premiação. Disseram que de 35 categorias só vão 7 [...] Nesses eventos sempre tem pessoas padrões em maioria e com protagonismo, por que será? Indicam a gente pra ficarmos puxando voto e divulgando o evento de graça", afirmou Ellen.

Por fim, Stefan Costa, indicado ao Orgulho do Vale, é mais um indicado não convidado. O jovem, que usa as redes sociais para falar sobre o empoderamento trans negro, alertou que não recebeu convite e ainda mostrou prints de sua assessora tentando entrar em contato com a organização - apenas para ser ignorada.

Inacreditável que isso ainda role em 2022, né?

sobre
o mesmo tema