Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O caso de Ludmilla, que afirma ter sido boicotada pelo Prêmio Multishow 2021, é apenas um dos exemplos de como artistas negros precisam se esforçar ainda mais para serem reconhecides. Grandes nomes como The Weeknd, Beyoncé e Normani são provas vivas. Confira a lista com 7 artistas negres que foram ignorados por premiações!

A internet parou nesta terça-feira (19) após desabafo de Ludmilla no Twitter, alegando ter sido ignorada pelo prêmio Multishow. A voz de "Rainha da Favela" afirma que mais uma vez não foi indicada à categoria "Cantora do Ano", mesmo tendo alcançado números semelhantes a todas que estão concorrendo ao prêmio. Segundo a artista, ser uma mulher "negra, bissexual, funkeira, periférica" a exclui de várias oportunidades na indústria.

Infelizmente, Ludmilla não foi a única que notou isso e vários artistas, alguns extremamente influentes no mundo pop, também já se pronunciaram sobre o descaso de certas premiações quando o assunto é cantores pretes. Confira 7 artistas negres que já foram ignorades por eventos importantes!

Ludmilla GIF - Ludmilla - Discover & Share GIFs

Ludmilla

As indicações para o Prêmio Multishow 2021 desagradaram várias pessoas. Uma delas foi Ludmilla, que não conseguiu indicação à principal categoria. Tem gente falando que, como Iza - outra celebridade negra - está concorrendo à "Cantora do Ano", a exclusão de Lud não teria sido por racismo.

Porém, sabemos que a questão racial é um assunto bem complexo, que se mistura a outros tópicos, como a própria artista expôs em seu Twitter. "Sou a primeira cantora negra da América Latina a acumular 1 bilhão de streams só no Spotify, hoje são mais de 1.5 bilhão de plays nas plataformas", escreveu. O tamanho de Ludmilla é realmente inegável.

The Weeknd Blinding Lights GIFs - Get the best GIF on GIPHY

The Weeknd

The Weeknd expôs para todos sua insatisfação com os Grammys quando seu álbum "After Hours" não levou nenhuma indicação em 2020, mesmo tendo sido aclamado por vários críticos. Abel fez questão de dizer que não irá mais submeter nenhum de seus trabalhos ao prêmio e realmente cumpriu a promessa em 2021. De acordo com o cantor, os Grammys são "corruptos". Muita gente apoiou - e ainda apoia - o artista.

Beyonce GIFs | Tenor

Beyoncé

Falando em Grammys... Até mesmo uma das maiores estrelas pop de todos os tempos é ignorada pela premiação. Beyoncé, com quase 80 nomeações, é uma das artistas mais indicadas ao Grammy. Entretanto, a cantora nunca ganhou as categorias mais importantes, como "Record of The Year" e "Album of The Year". Vale lembrar também que cantoras brancas com bem menos tempo de carreira que Bey, como Billie Eilish e Taylor Swift, já tiveram essa honra...

Normani Motivation GIF - Normani Motivation Kordei - Discover & Share GIFs

Normani

A carreira de uma das integrantes do ex-girlgroup Fifth Harmony foi um pouco diferente. Apesar de cantar, dançar e se apresentar tão bem quanto muitas artistas por aí, Normani ainda luta por um reconhecimento adequado da mídia. Um exemplo de como a cantora não é valorizada foi o VMA deste ano. Apesar do seu hit "Wild Side" ter estourado, ela não foi convidada para se apresentar no evento. O público insistiu muito e a organização teve que voltar atrás, estendendo o convite à Normani.

Nicki Minaj Funny GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Nicki Minaj

Nicki Minaj vem se envolvendo em grandes polêmicas, sendo uma das famosas que se manifestaram contra à vacinação da Covid-19. Independente de incoerências atuais, a artista, sem dúvidas, também já sofreu com o racismo da indústria. No VMA de 2015, o clipe de "Anaconda" não foi indicado ao MV do Ano. Como resposta, a rapper se pronunciou no Twitter: "Quando 'outras garotas' fazem clipes que quebram recordes e impactam a cultura, elas conseguem a nomeação".

Gloria Groove Vem GIF - Gloria Groove Vem - Discover & Share GIFs

Gloria Groove

Voltando ao Prêmio Multishow 2021, fãs de Gloria Groove também perceberam que a artista foi excluída da lista de indicados. Apesar de ter lançado grandes hits durante o ano - sendo seu último sucesso "A Queda" - a drag queen não foi mencionada em nenhuma categoria do prêmio. Além de representar artistas negres, Gloria Groove é um grande ícone da comunidade LGBTQIAP+. Realmente, merecia mais!

The Voice Brasil / Carlinhos Brown / Jurado / Animada / Feliz GIF - Carlinhos  Brown The Voice Brasil Excited - Discover & Share GIFs

Carlinhos Brown

É claro que a exclusão de artistas pretes não vem de hoje, né? Carlinhos Brown é um grande músico brasileiro que fez história ao ser indicado ao Oscar em 2012. Sua música com Sérgio Mendes, "Real in Rio" do filme "Rio", foi uma das que concorreram à Melhor Música. Entretanto, além de não levar o prêmio para casa, os artistas não se apresentaram no palco do Oscar, já que a cerimônia estava fazendo mudanças em seu cronograma na época.

sobre
o mesmo tema