Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Num mundo empresarial abalado pela "Grande Renúncia" e demissões em massa, surge uma luz no fim do túnel: a estratégia "Good Jobs". Esta abordagem, que desafia a precarização laboral e as práticas de corte salarial, propõe uma solução simples, mas revolucionária: oferecer salários justos e condições de trabalho dignas para impulsionar a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Em um contexto de trabalho abalado pela "Grande Renúncia", demissões em massa, e com empresas ajustando suas estratégias para melhorar a produtividade migrando para modelos de trabalho híbridos, quem poderia pensar que oferecer um salário justo e condições de trabalho dignas seria a solução.

Estratégia "Good Jobs": a teoria de uma professora que as grandes empresas estão aplicando. Zeynep Ton, professora na Sloan School of Management do MIT e autora do livro "The Good Jobs Strategy", detalha um modelo empresarial baseado no investimento na formação e estabilidade laboral dos funcionários para melhorar a competitividade e a produtividade das empresas. Esse modelo já está sendo posto em prática por grandes empresas como Costco e a rede hoteleira Four Seasons.

Sair do círculo vicioso

As renúncias silenciosas e cortes salariais se tornaram a realidade do dia a dia empresarial, mas segundo a ideóloga da Good Jobs Strategy, não é o único caminho para melhorar a produtividade: o primeiro passo é quebrar o círculo vicioso da precariedade. "Salários baixos impulsionam a rotatividade de empregados, o que resulta em uma execução operacional deficiente, baixa produtividade e um serviço ruim. Tudo isso erode a satisfação do cliente, as vendas e os lucros. O baixo desempenho dificulta o investimento em pessoas e o ciclo continua".

Enfocar e simplificar

Adotar a filosofia de Good Jobs não implica apenas em pagar mais aos funcionários por fazerem o trabalho como sempre fizeram, mas também envolve mudanças mais profundas nas políticas da empresa para torná-la mais eficiente. A primeira delas é focar nas forças da empresa e simplificar o processo ao oferecer esse serviço.

A cadeia de hamburguerias In-N-Out Burger já aplica a estratégia de Good Jobs, e uma de suas primeiras medidas foi reduzir seu menu para oferecer a melhor qualidade em cada um dos hambúrgueres que serve. Por sua vez, a rede de supermercados Costco, que também adotou essa teoria, reduziu as variedades de alguns de seus produtos para oferecer dois ou três de cada, mas com a melhor qualidade e ao melhor preço possível. Isso permite que os funcionários se concentrem apenas nesses produtos, reduzindo o esforço operacional de manter um grande catálogo de produtos menos interessantes nas prateleiras.

Empoderar os funcionários. Outro pilar desta teoria é a formação dos funcionários e seu empoderamento para tomar decisões proativas com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar os lucros.

Esse empoderamento dos funcionários é fomentado pelo fenômeno do recrutamento inverso e políticas de retenção de talentos mais eficientes, que incluem melhorias salariais diretas, como indicado pelo presidente Biden com sua famosa repreensão aos empresários norte-americanos com o "Paguem mais a eles".

Com melhores condições de trabalho, os funcionários se concentram no aprendizado de novas habilidades e na melhoria de suas funções, tomando a iniciativa de modificar processos que melhoram a produtividade da empresa, gerando maior valor agregado. "Costco paga a seus funcionários quase 10 dólares a mais por hora do que outros varejistas. Quase todos os gerentes de loja são promovidos de posições internas e 60% dos funcionários estão na empresa há mais de cinco anos".

As grandes empresas têm vantagem, mas não tanta assim

Tradicionalmente, as grandes empresas, com maior capacidade financeira, são as que mais margem tiveram para investir em suas equipes, oferecendo melhores condições de trabalho e salários.

No entanto, o atual contexto de demissões em massa e escassez de trabalhadores qualificados faz com que as oportunidades se igualem e empresas menores também possam começar a considerar a aplicação desses tipos de estratégias para melhorar sua produtividade, acessando até mesmo subvenções do governo.

Fazer bem não é para qualquer um. Se traz tantos benefícios, por que políticas de corte são impostas em empresas do tamanho do Google? Não devemos esquecer que esta ainda é uma estratégia muito minoritária que depende muito de fatores econômicos globais, como o congelamento salarial que a Microsoft está aplicando em um contexto de economia inflacionista como o atual.

Os cortes e a precarização de equipes, como o recente protagonizado pelo Twitter, são medidas que funcionam para equilibrar os balanços a curto prazo, enquanto a estratégia proposta pelo Instituto Good Jobs implica mudanças estruturais que nem todas as empresas podem assumir, pois são a médio ou longo prazo.

sobre
o mesmo tema