Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você é do tipo que demora muito tempo olhando o cardápio para decidir o que quer comer em um restaurante? Tecnologia utiliza a IA para determinar exatamente o que a pessoa está com vontade, poupando a indecisão.

A inteligência artificial (IA) quer alcançar algo que até agora parecia reservado apenas aos pais: saber o que você quer comer antes mesmo de você decidir comer. Talvez pareça ficção científica, talvez seja até distópico, mas em São Francisco há uma empresa prestes a lançar uma ferramenta com essa finalidade: quando você entrar em um restaurante e se aproximar da tela para consultar o cardápio, o próprio dispositivo sugerirá um prato. Um, é claro, adaptada às suas próprias características e ao seu humor.

Como funciona a tecnologia?

Depois de examinar sua aparência, o sistema conclui que você está com vontade de comer uma boa salada de atum? Bem, quando você estiver na frente da tela, o sistema mostrará uma exibição de alternativas que giram em torno dessa opção. Parece que você prefere asas de frango, costelinha de churrasco ou pizza? Não tem problema. É isso que você verá logo de cara. Tudo dentro do menu, é claro, e dando ao usuário uma escolha. Você sabe: o cliente sempre tem a última palavra.

Cara de salada ou cara de hambúrguer

A empresa em questão chama-se Raydiant e começou se especializando em sinalização digital. Depois de crescer no setor e levar sua tecnologia a várias empresas, ela agora quer dar um passo adiante com a IA. Experiência não lhe falta: ele trabalha na área há quase uma década, desde 2023. "Os clientes, as empresas, queriam usar a análise para criar experiências melhores em suas instalações", disse o diretor da empresa, Bobby Marhamat, ao Quartz. Agora, começou a contagem regressiva para o lançamento de barracas com tecnologia de IA capazes de oferecer a cada cliente uma experiência personalizada... E, é claro, aumentar as vendas dos próprios negócios. Como? Basicamente, com câmeras e um sistema capaz de reconhecer algumas das principais características de cada cliente e decidir o que ele gostaria de comer.

O que a ferramenta analisa?

São as próprias empresas que definem suas estratégias, mas a raça e o tamanho do corpo seriam deixados de fora da gama de categorias com as quais a IA lida. Seu foco está em outros aspectos, alguns óbvios e outros mais sutis. Por exemplo, a faixa etária, a hora do dia, o humor ou, em uma posição um pouco mais irrelevante, diz Raydiant, o gênero do futuro cliente. Para concluir se um cliente tem vinte e poucos anos ou é aposentado, basta observar determinadas características, como rugas; mas outras questões, como se ele está deprimido ou alegre, podem ser bem menos óbvias. Como a IA analisa isso? Jogando com uma paleta de fatores que inclui, por exemplo, o clima: "O que foi identificado é que, se estiver chovendo e alguém não gostar da chuva, se andar infeliz, o humor de seu rosto será percebido como infeliz". A ideia é combinar esse coquetel de fatores e chegar a uma conclusão importante para a empresa: quando o cliente em questão olha para a tela, o que ele gostaria de ver?

Melhor experiência do cliente

No início de 2022, a Raydiant adquiriu a desenvolvedora de software de análise Sightcorp. "Para sobreviver e prosperar no futuro das lojas físicas, as marcas precisam oferecer uma experiência digital e personalizada, conveniente e sem interrupções para o cliente, mas muitas são impedidas pelas complexidades e pelo alto preço dessas metas", explicou Marhamat na época. "A experiência do cliente em lojas físicas é incrivelmente poderosa. Você tem mil oportunidades de causar mil impressões em minutos. Quando é perfeita, é mágica. O clima certo, aliado às informações certas, no momento certo, é uma maneira infalível de gerar engajamento, receita e fidelidade", diz a empresa em seu site.

Outras empresas já adotaram técnicas parecidas

A solução da Raydiant oferece uma nova ferramenta, mas não é a primeira a ir além. Em 2019, o McDonald's já havia adquirido a Dynamic Yield, uma empresa especializada em tecnologia com a qual pretendia personalizar a experiência de autoatendimento. Pouco tempo depois, no final de 2021, a CNBC publicou que a rede de fast food estava considerando vender a startup para a Mastecard.

Questão ética da IA

A ferramenta da Raydiant também levanta algumas questões interessantes sobre a privacidade dos dados, sua possível venda para outras empresas ou a própria capacidade da IA de orientar o consumo para opções menos saudáveis. A empresa afirma que a tecnologia foi projetada para respeitar a privacidade e que as informações que processa são anônimas; no que diz respeito a isso, observa o Quartz, ela garante que não armazena dados individualizados nem os vende a empresas terceirizadas. A tecnologia teria como alvo os moradores locais com um serviço rápido.

sobre
o mesmo tema