Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O uso de inteligência artificial na hora de fazer trabalhos tem se tornado uma tendência entre os estudantes. Agora, o tema virou um grande debáte ético.

Se alguns programas de inteligência artificial foram capazes de escrever textos convincentes o suficiente para fazer um engenheiro do Google acreditar que ele tinha sentimentos, era apenas uma questão de tempo até que alguém começasse a usar essas ferramentas para outros fins mais obscuros, como colar nas aulas. De acordo com alguns alunos nos fóruns do Reddit, eles têm tirado notas máximas desde que começaram a usar o ChatGPT para escrever seus trabalhos. É claro que isso levanta um debate tecnológico óbvio.

Trapaça nas escolas

Muitos alunos criticam o fato de que escrever trabalhos e redações para a universidade não é nada animador. Eles não só têm de apresentar uma tese original e bem argumentada, como também têm de fundamentar seus textos e estruturar seus pensamentos de forma adequada. Outros, no entanto, preferem seguir o caminho mais rápido. Há algumas semanas, o usuário do Reddit innovate_rye contou como seus professores universitários há muito tempo não sabem que todos os seus trabalhos são escritos por uma IA. "Tivemos que escrever cinco coisas boas e ruins sobre biotecnologia. Enviei uma mensagem para a IA perguntando exatamente isso e ela gerou uma resposta que me deu um A no exercício".

Sem a IA, esse aluno explica que levaria horas, enquanto agora leva apenas cerca de 20 minutos. Ele se vangloria neste artigo da Vice: "Ser capaz de fazer isso de forma mais rápida e eficiente parece uma habilidade para mim".

Como funciona?

No OpenAI, o aluno simplesmente insere um texto de uma ou mais fontes no programa para iniciar o processo. Em seguida, o programa gera conteúdo usando um conjunto de parâmetros sobre um tópico, que pode ser personalizado de acordo com as especificações do redator. Com um pouco de prática, o aluno pode usá-lo para escrever seu artigo em minutos. Além disso, esse sistema não é considerado "plágio", pois não há nenhum trabalho anterior que o aluno tenha copiado e, portanto, nenhum original que os detectores possam reconhecer.

Tudo isso funciona por meio do NLP, ou Processamento de Linguagem Natural, que é um ramo da IA que lida com a compreensão e a geração da linguagem humana. Graças a um modelo de aprendizado de máquina, ele é capaz de prever qual palavra deve aparecer em seguida em uma frase, com base em um conjunto de dados de treinamento. É o que se conhece como tecnologia "Transformer", ou seja, um tipo de versão aprimorada do preenchimento automático de mensagens de texto.

Isso já é uma forte tendência

De fato, há meses os profissionais usam softwares automatizados de redação de artigos para escrever publicações em blogs, publicidade digital, descrições de produtos e outros textos de marketing. Agora estamos vendo cada vez mais estudantes usando essa mesma tecnologia para gerar ideias e escrever redações com conteúdo de alta qualidade, bem escrito e bem argumentado. Existem até mesmo várias IAs já comercializadas para essa finalidade.

Desde que a OpenAI introduziu a mais recente interface de programação de aplicativos (API) para seu modelo de linguagem amplamente utilizado, o GPT-3, os alunos começaram a inserir mensagens escritas no Playground da OpenAI e em programas semelhantes para gerar textos convincentes o suficiente para persuadir os professores.

O debate em torno da IA nos trabalhos escolares

Ele continua o mesmo: é trapaça usar uma IA para isso? Um aluno argumentou no Reddit: "Eu tenho o conhecimento, tenho a experiência vivida, sou um bom aluno, vou a todos os tutoriais e palestras e leio tudo o que temos que ler, mas senti que estava sendo penalizado porque não estava escrevendo de forma eloquente e não acho que foi a coisa certa a fazer". No entanto, muitos professores acham que o oposto é verdadeiro, que o sistema lhes dá uma vantagem injusta por usarem sistemas projetados para criar conteúdo de marketing e não para trabalhos acadêmicos.

Muitos educadores consideram que o uso desses programas viola a integridade acadêmica. Lise Howard, professora da Universidade de Georgetown, explicou seu ponto em um artigo da Slate: "Acho que é antiético e uma violação acadêmica usar IA para redigir parágrafos, porque o trabalho acadêmico é sobre redação original". A questão já foi abordada nos códigos de integridade das universidades. Por exemplo, a American University diz: "Todos os artigos e materiais enviados devem ser trabalhos originais do aluno, a menos que a fonte seja citada".

sobre
o mesmo tema