Por Ramon Cardoso
Nintendo gera polêmica ao proibir relacionamento homossexual em jogo
Nintendo gera polêmica ao proibir relacionamento homossexual em jogo
Empresa recusou pedido de público para incluir relacionamentos de personagens do mesmo sexo em "Tomodachi Life".

A Nintendo causou polêmica recentemente ao afirmar que não permitirá relações homossexuais entre os personagens do seu jogo "Tomodachi Life". O game foi lançado para 3DS no Japão em 2013, meses antes de a empresa assumir que o Wii U estava dando prejuízo. O jogo é uma espécie de simulador da vida real em que se pode criar um avatar personalizado e o controlar no ambiente virtual de uma ilha, a Chin Island.

Acontece que a decisão de negar relações afetivas entre personagens do mesmo sexo, em seu jogo, não agradou uma parte do público. Esse fato é considerado por muitos como mais um dos erros da gigante japonesa ao longo da sua história. Em resposta, os fãs iniciaram uma campanha para que a fabricante revisse a restrição de relacionamento entre os personagens. A campanha, que teria sido iniciada por um jovem gay de 23 anos do estado do Arizona, nos EUA, rapidamente ganhou muitos adeptos, mostrando que não é pequeno o número de descontentes com a situação.

Capa do game "Tomodachi Life", da Nintendo, que não permite que personagens tenham relacionamento gay
Capa do game "Tomodachi Life", da Nintendo, que não permite que personagens tenham relacionamento gay

A gigante japonesa, que fechou o ano fiscal de 2013 com prejuízo de R$229 milhões, inicialmente ignorou os apelos dos fãs, mas resolveu se pronunciar sobre o assunto. Segundo ela, a justificativa para a decisão é que, na verdade, "Tomodachi Life" não se trata de um simulador da vida real, e sim um jogo que se passa em um universo alternativo de brincadeira. A empresa afirmou ainda que não tem intenção de fazer qualquer crítica social e espera que os fãs vejam o jogo como uma diversão e não como um pararelo da realidade.

Apesar da recusa, a Nintendo afirmou que vai continuar atenta às opiniões dos fãs. Será que eles vão ceder à pressão?

Nintendo
Novos controles DualSense PS5 estão em pré-venda na Amazon!
sobre
o mesmo tema