Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
A Academia, responsável pelo Oscar, baniu o ator Will Smith por 10 anos. A decisão, revelada nesta sexta-feira (8), é em resposta ao tapa que o artista deu em Chris Rock, no palco da 94ª edição do evento. O comediante fez uma piada sobre doença de esposa de Will, que perdeu a paciência durante a transmissão do prêmio. Confira mais detalhes!

O tapa de Will Smith em Chris Rock durante a 94ª edição do Oscar realmente rendeu. Nesta sexta-feira (8), membros da Academia se reuniram para decidir quais seriam as medidas após a ação do ator, que ganhou um dos principais prêmios da noite, pelo filme "King Richard: Criando Campeãs".

A decisão da organização foi banir o ator por 10 anos de qualquer evento da Academia, não se restringindo ao Oscar. Os responsáveis fizeram um longo pronunciamento e o veículo estadunidense Variety até explicou por que o prêmio de Will Smith não poderia ser retirado, como algumas pessoas desejavam.

Entenda tudo o que rolou e veja o que foi dito pela Academia!

Will Smith é banido do Oscar por 10 anos

O Conselho do Oscar se reuniu nesta sexta-feira e anunciou, em pronunciamento oficial, a punição de Will Smith pela agressão no evento. No comunicado, é possível ler:

"A 94ª edição do Oscar era para ser uma celebração de vários indivíduos de nossa comunidade, que fizeram um trabalho incrível no último ano. Entretanto, esses momentos foram ocultados pelo comportamento inaceitável e nocivo que vimos no Sr. Smith

[...] O Conselho decidiu, por um período de 10 anos, a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoal ou virtualmente, incluindo, mas não se limitando, ao Academy Awards".

De acordo com a Variety, Will Smith ainda poderá concorrer ao prêmio e, se vencer, terá direito à estatueta.

Ator já havia deixado a Academia

Will Smith se pronunciou, no discurso durante o Oscar e no dia seguinte, em seu Instagram, sobre o ocorrido. O ator pediu desculpas e disse se envergonhar do ato.

Na última semana, em 1º de abril, o artista também se retirou do grupo da Academia - que reúne uma série de profissionais que votam nos vencedores do Oscar, entre outras obrigações. Com essa ação, a reunião do Conselho, que estava programada para 18 de abril, foi adiantada para essa sexta-feira.

E não há dúvidas do impacto da ação de Will para o próprio ator. Além de produções que contavam com o artista no elenco serem pausadas, o veículo internacional Zyri publicou que Will Smith foi para uma clínica especializada em tratamento de estresse, dias após a confusão do Oscar.

A Academia não pode retirar o Oscar de Will Smith

Segundo a Variety, a Academia, responsável pelo Oscar, não tem autoridade para retirar o prêmio de Will Smith. O jornal cita ainda dois casos de criminosos condenados que mantiveram a estatueta, mesmo após serem expulsos da Academia - como Harvey Weinstein e Roman Polanski.

Porém, vale lembrar que Will Smith não foi condenado por nenhum crime e o próprio ator decidiu se retirar do grupo da premiação. Não é de hoje que o Oscar prioriza profissionais brancos na lista de indicados e percebe-se que há uma diferença também nas medidas tomadas após situações de agressões.

Ação de Will Smith foi em defesa de sua esposa, Jada
Ação de Will Smith foi em defesa de sua esposa, Jada

Will Smith e Chris Rock: relembre a briga

Diferente de Weinstein e Polanski que abusaram sexualmente de mulheres - inclusive meninas menores de idade - o ato de Will Smith foi uma resposta a uma agressão verbal. Chris Rock estava no palco quando fez uma piada sobre Jada Smith e o fato da esposa de Will estar careca.

Porém, Jade sofre com alopecia e já havia se pronunciado várias vezes sobre o impacto da queda dos fios em sua autoestima e confiança. Na própria premiação, é possível vê-la revirando os olhos quando se torna alvo da piada de Rock.

sobre
o mesmo tema