Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. No entanto, o Purebreak reforça a importância de debater sobre esse tema tão importante todos os dias. Pensando nisso, listamos 6 atitudes que você pode tomar para melhor sua saúde mental todos os dias, não apenas no mês de setembro. Acompanhe!

Quando as pessoas falam sobre saúde mental, geralmente estão se referindo a um distúrbio, como ansiedade ou depressão, que pode exigir suporte profissional e tratamento. Mas a saúde mental é muito mais do que um diagnóstico e falar sobre esse assunto importante vai bem além do Setembro Amarelo, não é mesmo?

Desde 2015, o mês se tornou conhecido como o momento de conscientização e prevenção ao suicídio. No entanto, o assunto tão importante ainda é tabu e sabemos que evitar o assunto não diminui o número de casos e muito menos vai promover uma discussão que dê um fim a este problema, que aprisionou tantas vítimas na pandemia de covid-19.

6 coisas que você pode fazer para melhorar sua saúde mental

A saúde mental inclui seu bem-estar psicológico geral, como a maneira como você se sente a respeito de si mesmo e dos outros, bem como sua capacidade de controlar seus sentimentos e lidar com as dificuldades cotidianas. Pensando nisso, o Purebreak listou pequenos passos que podem te ajudar a construir resiliência, aumentar os sentimentos positivos e se sentir melhor todos os dias e não só em setembro. Veja!

Seja positivo

Diga algo positivo a si mesmo. Segundo pesquisas, a forma como você pensa de si próprio pode ter um efeito poderoso sobre como se sente. Quando percebemos nosso eu e nossa vida negativamente, podemos acabar vendo as experiências de uma forma que confirma essa noção. Em vez disso, pratique o uso de palavras que promovam sentimentos de valor próprio e poder pessoal. Por exemplo, em vez de dizer: "Sou um perdedor. Não vou conseguir passar de ano porque fui mal na prova", tente dizer algo como: "Não fui tão bem na prova quanto queria, mas isso não significa que eu não vou conseguir ser aprovado".

Escreva algo pelo qual você é grato

A gratidão foi claramente associada à melhoria do bem-estar e da saúde mental, bem como à felicidade. O método mais pesquisado para aumentar os sentimentos de gratidão é manter um diário de gratidão ou escrever uma lista diária de gratidão. Por isso, encontre algo pelo qual ser grato, deixe-o preencher seu coração e aqueça-se com esse sentimento.

Mexa seu corpo

Seu corpo libera substâncias químicas que aliviam o estresse e aumentam o humor, chamadas endorfinas, antes e depois do treino, e é por isso que os exercícios são um antídoto poderoso para o estresse, a ansiedade e a depressão.

Procure pequenas maneiras de adicionar atividades ao seu dia, como subir as escadas em vez do elevador ou fazer uma curta caminhada. Para obter o máximo de benefícios, tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia e tente fazê-lo ao ar livre. A exposição ao sol ajuda seu corpo a produzir vitamina D, que aumenta o nível de serotonina no cérebro e passar o tempo na natureza é um comprovado como um bom redutor do estresse.

Se alimente bem

O que você come nutre todo o corpo, incluindo o cérebro. Os carboidratos (em quantidades moderadas) aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que tem um efeito calmante sobre o seu humor. Alimentos ricos em proteínas aumentam a norepinefrina, a dopamina e a tirosina, que ajudam a mantê-lo alerta. E vegetais e frutas são carregados com nutrientes que alimentam todas as células do seu corpo, incluindo aqueles que afetam as substâncias químicas do cérebro que regulam o humor.

Inclua alimentos com ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (encontrados em peixes, nozes e sementes de linhaça) porque pesquisas mostram que eles podem melhorar o humor e restaurar a integridade estrutural das células cerebrais necessárias para o funcionamento cognitivo.

Faça pausas

Naqueles momentos em que tudo parece demais, dê uma pausa! Faça qualquer coisa, menos o que estiver estressando você, até que se sinta um pouco melhor. Às vezes, a melhor coisa a fazer é um simples exercício de respiração: feche os olhos e respire fundo dez vezes. Para cada um, conte até quatro ao inspirar, segure e conte até quatro e expire por mais quatro. Isso faz maravilhas quase imediatamente.

Vá para a cama na hora certa

O sono restaura sua mente e corpo. Seu sistema imunológico se repara e seu cérebro descansa e recarrega enquanto você dorme. Um grande número de pesquisas mostrou que a privação de sono também tem um efeito significativo no humor. Tente ir para a cama a uma hora regular todos os dias e pratique bons hábitos para dormir melhor.

sobre
o mesmo tema