João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
O Oscar 2022 acontece no próximo domingo (27) em meio a muitas polêmicas. Desde favoritos da crítica que ficaram de fora da cerimônia até estrelas que fazem parte de filmes nomeados que não foram convidadas e corte no anúncio de categorias exibidas no evento ao vivo, a edição deste ano da premiação está chamando atenção por questões controversas. Veja as maiores polêmicas do Oscar 2022!

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá revelar os vencedores do Oscar no próximo domingo (27). A cerimonia, conhecida por ser a maior noite do cinema, promete consagrar os grandes talentos da indústria em escala mundial. Só que a gente sabe que não é sempre isso que acontece. Na verdade, o evento desse ano, em especial, está cheio de polêmicas. Confira as 5 maiores!

1 - Rachel Zegler não é convidada para Oscar 2022

Applying Lipstick María Vasquez GIF - Applying Lipstick María Vasquez Rachel Zegler GIFs

Uma das polêmicas mais recentes envolvendo essa edição do Oscar aconteceu quando Rachel Zegler, atriz de ascendência latina que protagoniza "Amor, Sublime Amor", não foi convidada para participar da premiação. Mesmo que seja de costume do evento chamar o elenco dos filmes que estão concorrendo na categoria principal para marcar presença na maior noite do cinema, Zegler ficou de fora, ainda que tivesse feito de tudo para conseguir comparecer à cerimônia, como compartilhou nas suas redes sociais.

Depois que a estrela expôs o prêmio pela sua conduta problemática, fazendo com que muitos criticassem a decisão da Academia, o Oscar voltou atrás e chamou Zegler não só para comparecer ao evento, como também para apresentar uma das categorias da noite. Ainda assim, ficou uma situação bem chata.

2 - Esnobados do Oscar 2022

Lady Gaga Oscar The Grouch GIF - Lady Gaga Gaga Oscar The Grouch GIFs

Vai ano e vem ano e sempre há um grande número de talentos e filmes que ficam de fora do Oscar e causam polêmica. Nessa edição, internautas criticaram a ausência de Lady Gaga, Jared Leto, Leonardo DiCaprio, Tessa Thompson e Ruth Negga nas categorias de atuação; de Denis Villeneuve em Melhor Diretor - até porque "Duna" foi um dos mais aclamados da temporada e recebeu dez indicações ao Oscar; e dos aclamados "A Crônica Francesa", "Annette", "O Último Duelo", "A Lenda do Cavaleiro Verde" e "Titane" nas demais categorias.

3 - Filme polêmico envolvendo deficiência auditiva é favorito

Asl Love GIF by Apple TV

Já um dos favoritos dessa edição é "No Ritmo do Coração". O longa retrata a vida de uma menina de 17 anos que é a única pessoa da sua família de surdos que ouve. Se por um lado a obra deu luz à uma temática de grande importância social, garantindo a indicação de um ator surdo ao Oscar, por outro foi criticada por ser um filme feito por pessoas que ouvem para pessoas que ouvem assistir, caracterizando de forma problemática a realidade das pessoas que portam alguma deficiência auditiva. O título, inclusive, foi comparado com "Green Book: O Guia", que tratava do tema racismo pela ótica de um protagonista branco. Bem polêmico!

4 - Oscar 2022 não exibirá todas as categorias ao vivo

Oscar Oscars GIF - Oscar Oscars Academy Awards GIFs

Mas a maior controvérsia do Oscar 2022 se deu pela retirada de oito categorias da transmissão ao vivo do evento. Tentando lutar contra a grande queda de audiência que tem acabado com a premiação nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cortou os anúncios dos vencedores de Melhor Curta Documentário, Curta Animado, Curta Live-action, Montagem, Cabelo e maquiagem, Trilha Original, Direção de Arte e Som.

Agora, eles serão exibidos uma hora antes da premiação oficial. Isso gerou grandes críticas ao Oscar, por darem a entender que algumas categorias são mais importantes que outras, desmerecendo o trabalho de diversos profissionais do ramo.

5 - Falta de diversidade no Oscar 2022 é gritante

Oscars Oscar Sunday GIF - Oscars Oscar Sunday Winner GIFs

E mais uma vez, o Oscar é criticado pela sua falta de diversidade entre os indicados - e não é por falta de talento. A ausência de pessoas negras, mulheres, da comunidade LGBTQIAP+, entre outras minorias, segue sendo uma das marcas da premiação, que criou regras para tentar amenizar essa situação nos próximos anos. Só que se continuarmos andando com passos tão lentos quanto os que estão sendo dados pela Academia, ainda teremos muitas edições de vencedores homens, brancos e heterossexuais pela frente. Até quando vamos aceitar isso?

sobre
o mesmo tema