Por Beatriz Vianna
Outubro Rosa: entenda a importância do movimento e como ele afeta meninas mais novas
Outubro Rosa: entenda a importância do movimento e como ele afeta meninas mais novas
Outubro Rosa tá aí e mesmo as meninas mais novas precisam estar beeem ligadas! Afinal, o câncer de mama é responsável pela grande incidência de morte entre as mulheres. Mas há formas de previnir, viu?! A primeira delas é conhecer e estar atenta aos sinais do próprio corpo. E é justamente esse o principal objetivo do movimento. Vem ficar por dentro!

Outubro não é só o mês de homenagear "Meninas Malvadas", comemorar o Dia Mundial do RBD, festejar Halloween e tudo mais. Há algo bem mais sério e que foi escolhido para ser lembrado todos os dias desse mês: a prevenção contra o câncer de mama. Daí o Outubro Rosa, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. Se você é jovem e tá um tanto perdida no assunto, saiba que a campanha também afeta você! Por que? Bom, o Purebreak explica!

Entenda o que é o Outubro Rosa

O movimento foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de conscientizar e alertar mulheres de todo o mundo a respeito do câncer de mama.

A doença é uma das mais sérias e comum em mulheres. Quanto mais velhas, maiores as chances de não sobreviverem. Mas nada de pensar que só porque você ainda é jovem que está isenta de todo este quadro. Pelo contrário. É bom já desde nova adotar alguns hábitos mega importantes para prevenir a doença.

Parece besteira, mas já parou pra pensar em quantas dúvidas você tem sobre o seu corpo?!

Image result for doubts gifs

A doença

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, que acaba gerando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir de diversas formas. Só para 2019 foram (e ainda são) esperados 59.700 casos.

Outubro Rosa: veja o câncer de mama em números, de acordo com o Femama
Outubro Rosa: veja o câncer de mama em números, de acordo com o Femama

Faça o exame do toque!

Com o Outubro Rosa, várias cartilhas são divulgadas pelo INCA e por outros lugares a respeito dos sintomas e das formas de prevenção da doença. Mas já ouviu falar no exame do toque?! Aquilo que a Anitta faz no clipe de "Attención" foi uma referência à prevenção do câncer de mama. São toques simples na região dos seios para checar se não tem algum "caroço" ou algo de diferente neles.

Animated GIF

Isso precisa ser feito regularmente e tenha certeza que não vai te tomar muito tempo. Mais uma vez: conheça o seu corpo!

Conheça outras formas de prevenção

Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver a doença a partir da adoção de alguns hábitos. Então visite sua(o) ginecologista regularmente, pratique atividades físicas, mantenha os exames em dia, alimente-se de forma saudável e evite uso de hormônios sintéticos. Estes são só alguns exemplos. Fique ligada nas informações, pesquisas e, principalmente, nos sinais que o seu corpo te dá.

Lembrando que quanto mais cedo o diagnóstico, menores os riscos de mortalidade. Ou seja, nada de esperar chegar aos 40 para ir ao médico e fazer exames, ok?! Se cuide e se conheça desde agora!

sobre
o mesmo tema