Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O TikTok é a rede social perfeita para ficar por dentro das fofocas, saber as últimas tendências de estilo e, claro, entender melhor sobre política - e alguns temas complicados deste universo. Vários estudantes e profissionais da educação estão bombando no TikTok por compartilhar alguns de seus aprendizados políticos de forma fácil, leve e didática. Confira 6 perfis que você precisa conhecer!

As Eleições de 2022 podem até terem sido definidas no último domingo (30), mas isso não significa que não devemos falar mais de política. Entender a fundo os processos e ações governamentais, que afetam diretamente o nosso dia a dia, é essencial não só para sabermos nossos direitos, mas para cobrarmos nossos representantes.

E, como você já deve saber, se informar e estudar sobre política não precisa ser chato! Inclusive, vários estudantes e estudiosos de áreas como História, Relações Internacionais, Direito e Geografia fazem questão de compartilhar o que aprenderam, de forma leve e divertida.

Não à toa, o TikTok está cheio de perfis ideias para quem quer aprender mais sobre política, mas não sabe por onde começar. Confira 6 indicações!

1. Fernanda Concon

O rostinho de Fernanda Concon já é conhecido, principalmente pelo seu papel em "Carrossel". A atriz, que também é estudante de Relações Internacionais, ama falar sobre política - de um jeito simples, didático e sem a pretensão de se tornar a maior especialista no tema. No seu TikTok, temos um pouco de tudo: desde vida pessoal até reflexões sobre os temas políticos que estão bombando no momento. Cada vídeo parece uma conversa com aquela amiga super inteligente.

2. Jefferson Vinco

Jefferson foi candidato a Deputado Estadual pelo PSOL - RJ e é professor de Geografia. Nas suas redes sociais, ele foca em conteúdos que mostram a realidade do trabalhador da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, mas também faz muitos vídeos focados em conteúdos mais didáticos e práticos. Afinal, estamos falando com um professor, né? Vale a pena conhecer mais do trabalho dele!

3. Miwa Kashiwagi

Assim como Fernanda, Miwa também é estudante de RI. A jovem viralizou nas redes sociais após falar, de forma leve e engraçada, sobre alguns assuntos da política mundial. Em entrevista ao Revista Esquinas, ela explica que não ouvia falar sobre temáticas mais sérias aos 16 anos e o TikTok pode ser uma ferramenta de mudança nesse cenário. Nas Eleições de 2022, Miwa trabalhou bastante no combate às fake news.

4. Ana Mourão

A atriz e historiadora Ana Mourão se diz apaixonada por política e busca trazer um pouquinho do assunto para os seus seguidores. No TikTok, ela fala de diversos temas, passando pelo racismo, importância de políticas públicas e, claro, desmistificação de alguns termos e fake news que temos por aí. Em um dos seus posts recentes mais populares, ela fala um pouco da Lei Rouanet.

5. Felipe Lopes

Outro entusiasta por política, que quis compartilhar um pouco dos seus conhecidos no TikTok é Felipe Lopes. O jovem é estudante de Direito e traz temas mais jurídicos - falando até sobre pedalas fiscais, que motivaram o impeachment de Dilma em 2016, e o que são. Felipe consegue abordar os assuntos de um jeito bem fácil, sendo sua didática um dos maiores elogios nos comentários.

6. Robson de Aguiar

Robson se propõe a falar de história, geopolítica e sociologia nas redes sociais - o que por si só já é uma grande missão. Ao longo dos seus posts, super atualizados no TikTok, ele repassa alguns temas importantes na história do Brasil e do mundo - guerras mundiais, eleições e conflitos -, relembrando alguns pontos de destaque. Com mais de 550 mil seguidores, ele deseja formar uma comunidade diversa e inclusiva!

Manter-se informade é sempre importante, mas fazer isso enquanto navega no TikTok é ainda melhor, né?

sobre
o mesmo tema