Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O 2º turno das Eleições 2022 terminou no último domingo (30), confirmando a vitória de Lula, candidato do PT. A perda de Bolsonaro, por si só, já foi motivo de comemoração para muitas pessoas, mas tudo ficou ainda mais intenso, levando em conta a votação acirrada e histórica para o país. Confira os destaques e os principais memes da web durante as Eleições 2022!

O último final de semana ficou marcado pelo 2º turno das Eleições de 2022, onde milhões de brasileiros ajudaram a eleger o novo Presidente da República e, em alguns estados, o próximo Governador. Como já sabemos, Luís Inácio Lula da Silva, do PT, foi o vitorioso no último domingo (30), com 50,90% dos votos, em uma das disputas mais acirradas da história.

Dos maiores momentos das Eleições, vale destacar a virada de Lula, próximo a metade da apuração, alguns marcos e recordes históricos da votação e, claro, os memes que deixaram o dia um pouco mais leve. Confira os principais destaques!

Lula ganha Bolsonaro em virada tensa

Bolsonaro apareceu na frente durante maior parte da primeira metade da apuração, que costuma começar pela região do Sul - onde o atual Presidente tem grande força. A grande expectativa era o momento em que Lula passaria o opositor, tomando o lugar de liderança. Isso aconteceu por volta das 18h45 e foi quase tão comemorado quanto a vitória em si.

E não pense que só os eleitores ficaram tensos não, viu? Os próprios aliados do futuro presidente estavam acompanhando de perto e ficaram muito felizes com a notícia. A virada foi marcada também pelo estado de Minas Gerais, que trouxe mais votos para Lula um pouco antes das posições trocarem.

Eleição de 2022 teve marcos históricos

A disputa presidencial teve vários momentos históricos! Como já falamos, foi a corrida mais acirrada da história da democracia brasileira, reconquistada em 1985. Mas, além disso, Lula é o primeiro político que conquista o seu 3º mandato como Presidente - provando que, apesar de provocar ódio em muitas pessoas, é uma das figuras mais queridas do Brasil. Não à toa, também bateu recorde de maiores votos recebidos em uma Eleição, com mais de 60 milhões de pessoas apertando 13 nas urnas.

Por outro lado, Jair Bolsonaro também conseguiu um feito inédito: além de ter sido o 1º presidente a não ir para o 2º turno na liderança, ele também se consolidou como 1º presidente a não ganhar uma reeleição, desde que a reeleição foi aceita para justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso. FHC, Lula e Dilma conseguiram ter dois mandatos seguidos, diferente de Bolsonaro. Motivos não faltam para isso, né?

Silêncio de Bolsonaro marca pós-eleição

Quando ganhou, em 2018, Bolsonaro fez logo seu pronunciamento em live nas redes sociais. Fernando Haddad, candidato do PT que foi derrotado, também fez seu discurso, agradecendo aos votos que recebeu. É um costume nas Eleições e indica respeito - algo que Bolsonaro já provou que não tem.

Sem surpreender muito, o perdedor das Eleições de 2022 não se pronunciou e já passou de 13 horas de silêncio. Segundo alguns jornalistas políticos, que atuam em Brasília, Bolsonaro nem falou com seus maiores aliados e muito menos teve movimento de agradecer aos eleitores, que conquistaram 58 milhões de votos para ele.

Melhores memes das Eleições 2022

Como no 1º turno e em noites de debate, tivemos vários memes que rolaram na web. Seja mencionando as diferenças das votações por regiões - com Nordeste sendo o grande apoiador do PT - ou até mesmo do unfollow trocado no Instagram entre Jair Bolsonaro e Michelle, sua esposa.

Depois de vitória e da comprovação de que as tentativas do governo em impedir que alguns eleitores chegassem às urnas não deram certo, a gente merecia rir um pouco, né?

Depois da vitória histórica, Lula assume a Presidência em 1º de janeiro! Falta pouco, né?

sobre
o mesmo tema