Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Após aparecer no "Fantástico" falando sobre seu TDI ou Transtorno Dissociativo de Identidade, a jovem Giovanna Blasi já viu seu nome correr pelas rede sociais em alto volume. Mas, após ela viralizar, surgiram pessoas duvidando de sua condição e até uma psicóloga apresentou argumentos desmentindo a jovem.

Durante sua passagem no "Fantástico", no dia 20 de agosto, a influencer Giovanna Blasi falou que sofre com TDI, Transtorno Dissociativo de Identidade, condição psicológica rara em que uma mesma pessoa pode apresentar diferentes identidades, que podem ter trejeitos, vozes e personalidades variadas. A entrevista chamou muita atenção da web, gerando diversas discussões sobre o assunto, que duram até hoje.

Por ser algo relativamente novo, já que não falávamos sobre a condição, justamente por ser um diagnóstico raro, muita gente não aceitou de forma positiva a forma como Giovanna expôs o assunto. Além de leigos, psicólogos falaram sobre algumas características do TDI e usaram referências científicas para explicar o porquê do diagnóstico da influencer não ser preciso.

Veja quais comportamentos de Giovanna foram desmentidos por psicólogos

1) "Chamar as personalidades"

Uma psicóloga falou sobre o assunto de forma clínica e explicou como o TDI se manifesta: "Sobre o TDI, o grau observável das diferentes identidades varia muito. Elas tendem a ser mais evidentes quantas pessoas estão sob um estresse extremo. A fragmentação da identidade costuma levar a amnésia dissociativa, que é conhecida por uma identidade, que pode ou não reconhecer a outra".

A doutora Fernanda Landeiro também explicou que não existe evidência científica para o que Giovanna apresentou: "Isso significa que uma identidade pode ter amnésia por eventos vividos e algumas identidades parecem minimamente ter uma noção das outras num mundo interno complexo, mas a maioria das identidades não interage. Então isso de todo mundo se conhece, é uma coisa que a literatura científica desconhece".

2) Giovanna sabe quantas personalidades têm

De acordo com o que especialistas dizem, quem tem TDI não sabe identificar quantas personalidades possui e nem lembrar de todos os eventos que aconteceram enquanto certa personalidade dominava. Além de conseguir chamar cada uma delas, Giovanna sabe quantas têm em seu psicológico.

3) Não existe laudo que comprove a doença

Giovanna postou um laudo, mas a mesma psicóloga que explicou detalhes do transtorno, afirmou que ali fala que ela sofre de sintomas dissociativos, mas não cita a TDI.

Ana Beatriz Barbosa, psicóloga conhecida nas redes, já falou sobre o assunto no passado:

sobre
o mesmo tema