Dia da Saúde Mental: Colleen Hoover e 5 lições tiradas a partir dos seus livros
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 19:33
Por João Maturana | Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
A escritora Colleen Hoover é uma das favoritas do TikTok. Fazendo muito sucesso nas redes sociais, seus livros tratam de relacionamentos de uma maneira profunda, por mais que isso envolva dor e corações partidos. Mas também podemos tirar valiosas lições da tragédia. E, para celebrar o Dia Internacional da Saúde Mental, coletamos 5 aprendizados sobre o tema a partir dos livros da autora.
5 lições sobre saúde mental tiradas a partir dos livros da Colleen Hoover 5 lições sobre saúde mental tiradas a partir dos livros da Colleen Hoover© Divulgação, Grupo Editorial Record
Veja + após o anúncio

Colleen Hoover é a escritora do momento. Queridinha do público do TikTok e uma das mais vendidas da atualidade, a autora de sucessos como "É Assim que Acaba" e "O Lado Feio do Amor" traz temáticas muito importantes para as suas obras. Explorando relacionamentos, traumas e questões pessoais como ninguém, Colleen nos dá valiosas lições sobre problemas psicológicos que merecem ser lembradas no Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado nesta segunda-feira (10).

1 - As dificuldades de lidar com o vício e relação com os pais

Beyah é a protagonista de "Até o Verão Terminar". O livro retrata a vida da garota que precisa aprender a se virar sozinha desde pequena, já que seu pai é ausente e sua mãe tem problemas com drogas. A trama aborda como o relacionamento com os próprios pais pode ser complicado e mostra as dificuldades de lidar com pessoas emocionalmente indisponíveis e dependentes químicos.

2 - Como reconhecer e encerrar um relacionamento abusivo
Dia Internacional da Saúde Mental: "É Assim Que Acaba", de Colleen Hoover, nos ensina bastante sobre relacionamento abusivo © Divulgação, Grupo Editorial Record

Em "É Assim Que Acaba", somos apresentados a Lily, uma jovem dona de uma floricultura que se apaixona por Ryle. O relacionamento deles passa por altos e baixos, até que nós, assim como a protagonista, tenhamos que perceber os sinais e entender que, se aquilo te faz mal, não é amor. O livro dá uma aula sobre relacionamento abusivo e te ajuda a reparar nos indícios e a aceitar o fim desse tipo de relação, por mais difícil que seja.

3 - Aprender a se amar
Dia da Saúde Mental: Colleen Hoover fala sobre autoestima e aprender a se amar em "Novembro, 9" © Divulgação, Grupo Editorial Record

"Novembro, 9" é um romance entre um aspirante a escritor e uma jovem que sobreviveu a um incêndio. Por conta do acidente, Fallon viu sua carreira de atriz ir por água abaixo graças às cicatrizes, que a deixaram desfigurada. Ao longo da trama, ela vai (re)descobrindo sua beleza e (re)aprendendo a se amar, apesar das suas marcas.

4 - Descobrir como se perdoar
Dia da Saúde Mental: em "O Lado Feio do Amor", Colleen Hoover aborda temas como luto, traumas, a questão do amor próprio e como aprender a se perdoar © Divulgação, Grupo Editorial Record

Explorando muitas questões do amor próprio e da autoestima, "O Lado Feio do Amor" mergulha em uma das questões mais importantes para aprendermos a nos aceitar como somos: o perdão. Na história, Miles tem um trauma do seu passado que faz com que ele tenha dificuldade em amar outras pessoas e se culpe por uma tragédia que aconteceu a um bom tempo atrás, sem que consiga superar o luto. Eventualmente, ele aprende a encarar isso e entende como se perdoar.

5 - Como o trauma pode te enganar
Dia Internacional da Saúde Mental: Colleen Hoover explora como um trauma gerado pelo luto pode nos cegar em "Uma Segunda Chance" © Divulgação, Grupo Editorial Record

Mais um sucesso de CoHo é "Uma Segunda Chance". Nele, Kenna Rowan faz de tudo para recuperar o que perdeu após passar cinco anos presa por um acidente que levou à morte do pai de sua filha. Sua vida fica tão difícil que ela pensa em se matar, e as críticas dos vizinhos a respeito de quem ela é não facilitam seu dia a dia.

A lição mais valiosa desse livro provavelmente é sobre como o trauma pode afetar nossos próprios julgamentos. Isso porque a história é narrada sobre dois pontos de vistas diferentes: em um deles, vemos a visão de Kenna sobre a situação; e no outro o que de fato aconteceu. Com o tempo, a protagonista nos ensina a abrir os olhos, mesmo quando tudo parece perdido e um grande borrão.

Palavras-chave
Livro Lista Saúde Mental Nosso Normal Curiosidade Relacionamentos
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024