Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
No início de 2019, falávamos sobre "Essa pessoa não existe", um site que usava um algoritmo de inteligência artificial (IA) para gerar rostos de pessoas que não eram reais. Agora é a vez de "Este filme não existe", uma ideia que também utiliza IA para fazer criações surpreendentes.

Imagine ter a possibilidade de criar pôsteres de filmes sem a necessidade de recorrer a ferramentas de ilustração ou design gráfico. É isso que "This movie does not exist" propõe. Que possamos criar pôsteres de filmes escrevendo apenas o título e a sinopse. Parece bastante simples, não? Vamos ver o que realmente podemos fazer.

Este filme não existe (mas o pôster sim)

Ao entrar em "This movie does not exist", o site nos mostra um pôster de filme previamente gerado. Lá encontramos dois botões: "Create new movie", que serve para criar outro pôster aleatoriamente e "Create your own", para criar o nosso. Segundo seu criador, inicialmente a página só tinha o primeiro botão.

Se escolhermos a segunda opção, a área do pôster aparece vazia e os campos de título e sinopse nos convidam a completá-los. Vamos pegar como exemplo um pôster cujo título do filme é "O assassino silencioso" e a sinopse diz: "Quando um detetive em uma pequena cidade nos anos 1950 investiga o assassinato de uma mulher local, descobre que a cidade está sendo aterrorizada por um serial killer".

Como podemos ver na imagem, este gerador de pôsteres de filmes a partir de texto só precisou de algumas breves descrições para fazer um trabalho bastante convincente. A inteligência artificial incluiu parte dos personagens deste filme fictício e os "desenhou" em um estilo dos anos 1950, com uma paleta de cores relacionada àquela época.

O resultado, contudo, não é perfeito. O texto ilegível e as imperfeições no pôster são evidências de que foi criado por uma inteligência artificial, mas o progresso que isso representa e como as IAs começam a ser adotadas para diferentes projetos é impressionante. Isso, como já mencionamos, abre a porta para o debate sobre qual papel terão no processo criativo.

Os artistas adotarão ferramentas de IA como DALL-E Midjourney e Stable Diffusion que foram treinadas com imagens de outros artistas protegidas por direitos autorais? A legislação será atualizada para tratar dessas preocupações? Por enquanto, o debate legal é longo e as ferramentas continuam avançando, até com o apoio das grandes empresas de tecnologia.

A Microsoft anunciou há poucos dias a integração do DALL-E 2 em uma nova ferramenta chamada "Image Creator from Microsoft Bing". É um mecanismo de busca de imagens geradas por IA. E não só isso, também integrou este programa da OpenAI ao Microsoft Designer para que os usuários possam gerar suas próprias imagens.

sobre
o mesmo tema