Por Lívia Jácome
Concurso "Curta Criativo" oferece prêmios de até 10 mil reais para jovens cineastas
Concurso "Curta Criativo" oferece prêmios de até 10 mil reais para jovens cineastas
Com prêmios de até 10 mil reais, jovens que estudam cinema pode lançar seus curtas.

Uma das dúvidas que muitos jovens têm após passar no vestibular e entrar na faculdade de Cinema, ou até mesmo antes dela, é como seguir a carreira de cineasta no Brasil. Para ajudar os iniciantes na profissão da sétima arte, foi criado o concurso "Curta Criativo", uma iniciativa do SESI Cultural e da FIRJAN e que está na 6ª edição.

Para quem acha que os desafios no começo da trajetória são grandes, saiba que a premiação chega a R$ 10 mil, uma mão na roda, né? Com inscrições totalmente online, podem concorrer quem tiver ou estiver finalizando um vídeo, com tema livre, dentro das categorias animação, ficção e documentário. Vale curtas-metragem de até 15 minutos e se você já tiver seu filme no Youtube é só mandar o link na hora da inscrição.

Quem pode participar?

O concurso é voltado para alunos e ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de cinema, de comunicação e de design e também de cursos técnicos e livres em cinema do estado do Rio de Janeiro. Para participar o candidato devem se inscrever até o dia 15 de outubro.

Como fazer cinema? Aprenda com Breno Silveira, Andrucha Waddington e Clovis Mello

Para servir de inspiração aos criativos de plantão foi desenvolvida a websérie "Criar Cinema". O programa traz dicas e conselhos de quem entende do assunto. Com episódios novos semanais, os vídeos contam com a participação de grandes nomes do cinema nacional.

Nomes como dos diretores Breno Silveira e Andrucha Waddington, assim como Clovis Mello, Aluizio Abranches, Ana Carolina, além do especialista em processo criativo, Charles Watson. No episódio 4, Silveira conta sobre criar a história de Francisco, pai da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, para a telona e como a trama deu base para um dos maiores sucesso do cinema brasileiro: "Dois Filhos de Francisco".

Série "Criar Cinema" dá dicas para jovens cineastas

Essa é a segunda participação de Breno Silveira na websérie, já que no episódio 3, ele conta, ao lado de Andrucha Waddington, como foram importante os clipes musicais que a Conspiração Filmes fazia no início de sua trajetória profissional. Isso sem contar que Silveira ainda vê uma relação direta entre fazer videoclipes e depois produzir curtas-metragem.

Série "Criar Cinema" traz grandes nomes da sétima arte para dar dicas

Para saber mais acesse o site do concurso: www.curtacriativo.com.br

As inscrições são inteiramente online pelo site: www.curtacriativo.com.br/inscricoes

sobre
o mesmo tema