Por Clarissa Alves
Robôs vão controlar a agricultura no futuro
Robôs vão controlar a agricultura no futuro
Veja como vai funcionar esse nova tecnologia.

Com o desenvolvimento da tecnologia, o trabalho dos humanos vai sendo cada vez mais substituído pelas máquinas. A notícia divulgada na última terça-feira (07) fala sobre a empresa japonesa Spread que propõe um modelo de cultivo de vegetais que pretende reduzir os custos com mão de obra pela metade.

Nossa comida pode ter um futuro diferente do que conhecemos, ao menos no que diz respeito aos vegetais. Já contamos com fazendas indoor, que se baseiam em cultivo isolado e fechado. Ali, a temperatura, humidade, luz e CO2 são elemtentos controlados por computador. Porém, o projeto da Spread vai além nos avanços tecnológicos. Foi criado um sistema de cultivo que é operado por robôs em todas as etapas do processo, desde o plantio das sementes até à colheita.

Isso significa que teremos "Fábricas de Vegetais" e não mais lavouras ao ar livre como acontece com a agricultura atual. O local será preparado com iluminação artificial e uma estrutura de micro-clima monitorado por tecnologia. O resultado disso é uma produção mais barata, que se reflete em economia para o bolso do consumidor. A primeira fábrica dos japoneses, que estreia em 2016, vai abrigar a cultura de alface.

Perto desse sistema, o robô que consegue completar o cubo mágico em um segundo parece até piada, não é mesmo?

Criação de plantas do futuro será uma fábrica de vegetais controlada por robôs
Criação de plantas do futuro será uma fábrica de vegetais controlada por robôs
sobre
o mesmo tema