Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você já deve ter reparado que o celular pode superaquecer nos dias mais quentes. Com a chegada do verão, é sempre bom saber algumas dicas para evitar que isso aconteça com seu aparelho.

Vamos dar algumas dicas sobre como cuidar do seu celular no calor, para que neste verão você não acabe danificando-o sem querer, expondo-o a altas temperaturas ou superaquecimento. Porque o calor pode ser o pior inimigo do seu dispositivo, e um verão com suas respectivas ondas de calor pode ser um problema se você não tomar algumas precauções. Vamos explicar de forma simples, mas compreensível, as principais medidas que você pode tomar para proteger seu telefone celular.

Evite a luz solar direta

Deixar o telefone na praia no meio do dia, quando o sol está brilhando sobre ele, é uma das maneiras mais rápidas de superaquecê-lo. É por isso que, nas horas em que o sol está mais forte, é importante evitar a luz solar direta; portanto, se estiver fora de casa, tente mantê-lo em um local coberto. O calor pode causar superaquecimento do telefone e, se já é ruim deixá-lo sob o sol quando não o está usando, é ainda pior deixá-lo sob o sol quando o está usando intensamente. Não, seu dispositivo não começará a queimar, mas você pode fazer com que ele dure menos tempo a longo prazo ou danificar os componentes devido ao calor.

Em resumo, se estiver andando pela rua em uma tarde quente e ensolarada de verão, é recomendável mantê-lo no bolso ou na bolsa. E se for à praia com ele ou a algum lugar quente, não o deixe estendido na toalha sob o sol, coloque-o em algum lugar na sombra ou, pelo menos, tente colocar uma camiseta sobre ele para cobri-lo.

Nos dias mais quentes, fique sem capinha

É verdade que, quando gastamos muito dinheiro em um telefone celular, sempre tentamos mantê-lo na capinha para que uma queda não se traduza em centenas de reais em reparos. No entanto, talvez você possa pensar em abrir uma exceção e remover a capa em climas extremamente quentes para permitir uma melhor ventilação. A capinha do telefone, como qualquer outro item que você coloca no telefone, fará com que o calor se dissipe cada vez mais lentamente. Portanto, se o telefone emitir um aviso de que a temperatura está perigosamente alta, uma das primeiras medidas que você deve tomar é remover a capa.

Você pode apoiá-lo em superfícies frias

Assim como é aconselhável evitar a luz solar direta nos dias mais quentes para que a temperatura do celular não suba, uma maneira de ajudá-lo a manter uma boa temperatura é apoiá-lo em superfícies frias. Dessa forma, o contato com a superfície ajudará a regular a temperatura do dispositivo. Com isso não quero dizer colocar o telefone na geladeira, mas se estiver tomando um drinque em um terraço e vir que há uma mesa ou parte da mesa que você percebe que é um pouco mais fria ou onde a corrente de um ar-condicionado chega, então é melhor colocá-lo lá.

Tela desligada quando não estiver em uso

Quando o calor é extremo, qualquer medida que você tome para reduzir o calor do seu dispositivo é sempre bem-vinda. E uma medida bastante simples é manter a tela desligada sempre que não estiver usando o telefone. Isso fará várias coisas. Em primeiro lugar, você diminuirá o consumo da bateria do telefone, mas também ajudará a dissipar o calor por não ter um componente ligado. Isso é fácil de fazer no seu telefone, pois a tela se desliga automaticamente, mas não se esqueça de fazer isso e certifique-se de não deixar nada sendo reproduzido na tela quando ela estiver mais quente.

Reduza o brilho da tela

Da mesma forma que o ponto anterior, nos dias mais quentes, você pode reduzir o brilho da tela para minimizar o consumo da bateria e reduzir o calor que o celular precisa dissipar. Essa dica também é útil quando você estiver usando o telefone ativamente, pois menos brilho significa menos consumo de energia, e o telefone também fará menos esforço para gerar calor.

Usar o modo escuro

Como você deve ter percebido na dica anterior, quando a tela do telefone está funcionando, ela está dissipando energia na forma de calor. Isso se aplica à tela ligada ou ao brilho. E, é claro, como nem sempre é confortável ter o brilho definido no mínimo, uma alternativa é usar o modo escuro do telefone. Quando você faz isso, os aplicativos e o sistema operacional usam tons mais escuros, o que significa que a tela precisa se iluminar menos do que se você usar o modo claro, que alivia a carga de trabalho. Portanto, especialmente em dias quentes, ative o modo escuro do seu telefone.

Cuidado ao jogar em altas temperaturas

E se o telefone dissipa energia na forma de calor, quanto mais ele trabalha, mais quente ele fica. Portanto, durante os períodos mais quentes e quando você não puder colocá-lo na sombra, talvez seja especialmente aconselhável não jogar aquele jogo com os gráficos mais incríveis. Você deve ter notado que, mesmo em condições normais, seu telefone sempre fica muito mais quente quando você está jogando, portanto, se você estiver na rua em um clima de 40 graus, talvez seja aconselhável adiar o jogo. E o mesmo vale para quando estiver consumindo muito vídeo, talvez seja melhor ir com calma até esfriar.

Não carregue em altas temperaturas

Se você carregar o telefone em momentos de alta temperatura, estará prejudicando o funcionamento adequado do dispositivo. De fato, alguns telefones, como os iPhones, têm avisos de Charge Standby que bloqueiam o carregamento se for detectada uma temperatura muito alta para evitar danos à bateria.

Carregamento normal em vez de carregamento rápido

O carregamento rápido dos dispositivos é potente e pode fazer com que a bateria do telefone esquente mais do que quando você usa um carregamento mais lento. Portanto, se o seu telefone puder ajustar a carga que você deseja usar, é uma boa ideia desativar o carregamento rápido e usar o carregamento normal. A má notícia é que nem todos os dispositivos permitem controlar o tipo de carregamento, portanto, essa é uma dica que deve ser seguida na medida do possível. Se não tiver escolha, tente carregar o dispositivo na área mais fria que puder.

Uma pausa nunca é demais

E se você perceber que o telefone está superaquecendo, a melhor coisa a fazer é parar de usá-lo por um tempo para que a temperatura caia rapidamente. Você também pode tentar colocá-lo na sombra ou até mesmo reiniciá-lo para ver se há coisas em segundo plano que pararam de funcionar. De qualquer forma, se houver períodos de calor extremo, é melhor usar o telefone o mínimo possível para que ele não superaqueça. Portanto, se há um bom momento para se forçar a fazer uma pausa na tela, esse momento é o verão.

sobre
o mesmo tema