Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Você sabe como cuidar corretamente do seu cabelo no verão? Nessa temporada mais quente do ano, Alex Eduardo, cofundador da JustForYou, explica os benefícios da utilização de produtos específicos para manter os cabelos fortes e brilhosos pós-praia ou piscina. Veja com o Purebreak!

Com a chegada do verão, nada melhor que uma praia ou piscina para se refrescar do calor. Mas, a estação mais esperada do ano é também conhecida por ser vilã dos cabelos, já que os fios costumam ficar opacos e ressecados por conta do cloro, calor do sol e do sal do mar. Então, para manter os fios fortes e brilhosos são necessários alguns cuidados importantes para cada tipo.

É verdade que o cabelo cresce mais durante o verão? Entenda! | Capricho

Mas quais são os tipos de cabelo?

  1. Lisos: esse não apresenta curva. Pode ser mais maleável, mas também apresentar mais oleosidade na raiz
  2. Ondulados: se enquadra entre os fios lisos e os cacheados. Apresentam oleosidade na raiz e pontas ressecadas
  3. Cacheados: de forma espiral, ele impede que a oleosidade chegue às pontas, causando uma aparência mais ressecada. Os fios apresentam frizz e mais volume.
  4. Crespos: Com mais curvaturas que o cacheado, este tipo de cabelo é mais seco e frágil .

Alex Eduardo, especialista em produtos capilares, CSO e co-fundador da JustForYou, pioneira na produção de cosméticos personalizados para cabelo no Brasil, separou cinco dicas que podem ajudar todos os tipos de cabelo neste verão. Confira:

1- Máscara para hidratação

beyonce-muito-feliz-porque-acordou-com-cabelo-bonito - cacheia!

Mesmo antes de aproveitar a praia ou piscina, a hidratação tem que estar em dia, para fortalecer ainda mais os fios e evitar danos sérios causados por algumas adversidades. Lembrando que cosméticos de hair care personalizados funcionam sempre melhor que os produtos de prateleira, justamente por serem especialmente preparados para o seu tipo de cabelo.

"A hidratação dos fios é essencial para repor os nutrientes na fibra capilar e também devolver a água perdida em processos naturais e químicos, como poluição, chapinha, secador, descoloração e radiação solar", completa o especialista.

2- Spray antifrizz

Beauty GIF: How to Get Really Shiny Hair

Mais um produto ideal é o spray antifrizz. Ele se torna item indispensável no verão, seja para blindar os fios da umidade ou do calor, controlar o volume e até mesmo proteger a cor.

"Ele é uma etapa importante do hair care pois atua no interior da fibra capilar, fortalecendo a sua estrutura, o que também causa reflexos no exterior do fio como o alinhamento da superfície cuticular, visual disciplinado e toque macio, além de promover a redução do volume em 15%", afirma o especialista.

3- Lavar bem os cabelos (e com os produtos certos!)

É necessário lavar o cabelo todo dia? Quantas vezes por semana então? |  Capila Care

A lavagem dos cabelos não serve só para tirar a sujeira ali presente, mas também para nutrir a sua fibra capilar e preparar os seus fios para os demais produtos de hair care. Por isso a importância de escolher um shampoo e condicionador certo para o seu tipo de cabelo.

"O shampoo proporciona a limpeza dos fios, eliminando a oleosidade em excesso e retirando resíduos de produtos que você utiliza ao longo do dia e que vão se acumulando no couro cabeludo e na haste capilar. Resumidamente, cada fio exige um tipo de cuidado diferente por possuir características próprias e por isso é importante escolher produtos realmente específicos para suas necessidades", conta Alex.

4- Leave-in

Cabelo Longo GIF - Denise Richards Model Hairflip - Discover & Share GIFs

Para curtir as noites do verão, nada melhor do que um cabelo alinhado, com maciez, brilho e hidratação. Esses são os efeitos proporcionados pelo leave-in, produto que deve ser utilizado após a lavagem do cabelo, como um finalizador.

"É ele quem protege os fios de agressores como o sol, poluição e temperatura, além de preparar o cabelo para a finalização, seja com secadores, chapinhas ou outros produtos finalizadores. Assim como nas demais etapas dos cuidados com os fios, uma fórmula única e personalizada, que atenda as necessidades de cada pessoa de forma exclusiva, traz resultados ainda melhores", conta o especialista.

5- Umectação capilar

Pixar disney cabelo GIF en GIFER - de Tasar

Após aproveitar aquele dia ensolarado de praia e de vários mergulhos no mar, o cabelo fica exposto ao sal da água, raios solares e à areia, deixando os fios opacos e ressecados. A umectação capilar nada mais é do que uma nutrição para os cabelos feita com óleo vegetal. Ela repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os com mais vida, hidratados e com muito brilho.

"Com a umectação os cabelos recebem uma reposição de nutrientes, o que os torna mais fortes e saudáveis para enfrentar as adversidades, além de outros benefícios como: diminuir o frizz, reduzir a quebra, dar mais maciez e proporcionar brilho", conclui Eduardo.

sobre
o mesmo tema