Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Skin care de dentro para fora: 5 ingredientes para inserir na dieta e ter uma pele bonita
9 Fotos
Veja as fotos!
Se você está atrás de uma pele bonita, hidratada e com saúde para dar e vender, é importante ir além do skin care com produtos. Para ter uma pele saudável, você precisa prestar atenção na sua alimentação e em tudo o que coloca em sua dieta. Confira 5 ingredientes para inserir na rotina a fim de ter uma pele bonita!

O cuidado com a pele - o famoso skin care - vem ganhando cada vez mais importância em nossa rotina. E não é para menos! Pensar em produtos e hábitos que ajudam na saúde da nossa pele está ligado ao nosso bem-estar físico e mental. Principalmente quando falamos de alimentação.

Você já deve saber que você é o que você come. Ou, ainda, já ouviu a lenda de que chocolate em excesso dá espinha. Pois é, os ingredientes que você insere na sua dieta estão relacionados a sua saúde como um todo, inclusive a da sua pele.

Por isso, conversamos com a dermatologista Carolina Portela, para descobrir dicas de alimentos para investir na busca da pele saudável. Além disso, a médica nos deu dicas importantes de cuidados e ações que, para além da comida, podem ajudar a nos manter hidratades e com a cútis macia.

Dicas para ter uma pele saudável

O cuidado com a alimentação é passo essencial para se ter uma pele bonita. Mas só isso não faz milagre. A saúde da pele depende de atenção em outras áreas, como limpeza e produtos específicos que não podem faltar no seu dia a dia.

"É importante procurar uma dermatologista para saber quais são os produtos mais indicados para o seu tipo de pele", afirma Carolina Portela. "Também é preciso manter a pele limpa e usar o protetor solar diariamente, reaplicando ao longo do dia".

Com esses cuidados, somados a uma alimentação balanceada, você está no caminho certo para alcançar a melhor versão da sua pele.

Pele saudável: 5 ingredientes para inserir na dieta

Já falamos várias vezes da importância da alimentação, mas a dermatologista vai além, explicando o impacto de determinados ingredientes em nosso corpo. "A ingestão de vitaminas e minerais mantém não só a saúde da pele, como de todo o organismo. Algumas condições, como a acne, por exemplo, podem ser pioradas com determinados alimentos", afirma a médica.

Para evitar problemas, devemos ter uma dieta balanceada, com foco em alimentos que contenham vitamina A, C, D e E, além de minerais como zinco e silício.

5 alimentos para inserir na rotina e ter uma pele mais saudável
5 alimentos para inserir na rotina e ter uma pele mais saudável

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como limão, abacaxi e kiwi, são ricas em vitamina C e ajudam na manutenção do efeito antioxidante, mantendo a pele livre de radicais livres nocivos, evitando os sinais de envelhecimento precoce. Dentre esses alimentos, um destaque especial vai para a laranja, que também possuí silício em sua composição.

Nozes e castanhas

As nozes ou castanhas são alimentos estratégicos para se ter na dieta. Além de ajudaram a combater o colesterol ruim, elas estão associadas ao melhor funcionamento do intestino. Já quando o assunto é pele especificamente, são ingredientes com alto teor de zinco, o que ajuda também no efeito antioxidante e intensifica a produção de colágeno.

Couve

Está atrás de vitaminas? Então você achou o alimento certo! A couve, que pode ser inserida de vários jeitos na dieta, é riquíssima em vitamina A, B, C e K. Ela também contém potássio, cálcio, ferro e muito mais! Não à toa, é um item super presente em sucos detox. A couve atua exatamente nesse efeito de desintoxicação, retirando do sistema substâncias nocivas para a pele.

Healthy Food GIF

Cogumelos

Estar com baixa de vitamina D no organismo também pode fazer mal para a pele. Como estar exposte ao sol é a forma mais eficaz de regular a vitamina, essa é a primeira dica. Porém, tem alguns alimentos que podem dar conta do recado, como é o caso dos cogumelos. É uma maneira de inserir a substância de dentro para fora, evitando ficar apenas nos óleos e séruns carregados de vitamina D.

Frutos do mar

Os frutos do mar ganham destaque quando pensamos em opções com alto índice de zinco. Como falamos, isso vai ajudar na antioxidação, livrando a pele de radicais livres, e aumentar o colágeno no sistema. Ou seja, uma cútis saudável, viçosa e sem sinais precoces de envelhecimento.

Extra: não esqueça da água!

Sabemos que água não é exatamente um alimento, mas não poderíamos deixar de mencioná-la. Não adianta em nada investir em hidratantes caros, se o seu próprio organismo estiver desidratado.

É o que explica Carolina Portela: "Beber água é bom para o funcionamento de nossas células, inclusive as da pele. É necessário ingerir a quantidade adequada, de 2 a 3 litros por dia. Isso vai manter a pele bem hidratada", afirma.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema