Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Você já deve ter ouvido o ditado "prevenir é melhor que remediar", né? Mas, quando o assunto é cuidados com a pele, as pessoas têm o costume de só se importarem quando um problema aparece. Se você está neste time, precisamos avisar: você já deveria estar cuidando da sua pele enquanto ainda é jovem. Vem entender porque!

Quem não ama uma boa rotina de skincare? Se você ainda não entrou nessa tendência, saiba que pode estar perdendo um tempo precioso. Manchas, cicatrizes e até o câncer de pele podem aparecer quando ficamos mais velhos, mas podem ser retardados - e até evitados - com os cuidados certos. Por isso, quanto mais cedo começarmos a prestar atenção na nossa pele, melhor. Sim, você deve cuidar da pele enquanto ainda é jovem!

Sharpay HSM GIF - Sharpay HSM HSM2 GIFs

Não é necessário que sejam rotinas muito complexas. Na verdade, os cuidados mais básicos já podem te ajudar bastante. Em entrevista ao Purebreak, a dermatologista Renata Ralha explicou que focar na limpeza correta, hidratação (sim, até para as peles oleosas) e proteção solar é o indispensável. Também é importante que você saiba o seu tipo de pele, para usar os produtos adequados à ela. Mas só uma avaliação do dermatologista vai te dar uma resposta exata - você pode achar que a sua pele é oleosa, por exemplo, e ela na verdade ser mista.

Ir ao dermatologista é essencial?

Sim, a frequência a um dermatologista é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela saúde da sua pele. A internet tem muitas informações e pode te ajudar a tirar algumas dúvidas, mas nada de pegar "dicas infalíveis". Um dos maiores erros dos jovens é buscar tratamentos de um único dia, mas eles não existem! O que realmente funciona em uma rotina de skincare é a consistência. Ou seja, é preciso paciência e manter os cuidados diários.

A doutora Renata alerta, inclusive, para os perigos de seguir dicas sem nenhuma orientação médica. Primeiro, não se baseie nos cuidados dos outros, sejam seus amigos ou influenciadores digitais, nem se compare com eles! As necessidades da pele do coleguinha nem sempre são as mesmas do que a sua. E não saia usando produtos e ativos que você não conhece, pois isso pode gerar irritações, alergias e até doenças na pele.

Não cuidar da acne na adolescência pode causar danos na pele

Um dos problemas mais incômodos da adolescência e juventude é a acne, por conta das alterações hormonais deste período. Se você sofre com espinhas, deve cuidar muito bem da sua pele com o acompanhamento de um dermatologista. E o quanto antes, tá? Isso porque, se não for tratada, a acne pode deixar manchas, cicatrizes e até causar infecções na pele, o que fica muito mais difícil de tratar com o passar dos anos.

Bella Hadid Speechless GIF - BellaHadid Speechless Shocked GIFs

O problema costuma melhorar por volta dos 25 anos, mas não se espante se as espinhas persistirem na idade adulta. Os fatores climáticos do Brasil fazem com que uma boa parte da população tenha a pele oleosa e propensa a acne. De acordo com Renata, outros fatores também podem ser os causadores da acne adulta, como fatores genéticos, hormonais, síndromes metabólicas, medicações e suplementos de academia

Qual é a idade ideal para começar a prevenir o envelhecimento?

Ninguém merece ficar com a pele envelhecida cedo demais, né? Perto dos 30 anos, o nosso organismo já começa a produzir menos colágeno. Por isso, é melhor começar os tratamentos de prevenção ainda na juventude, antes que as linhas e rugas já estejam profundas demais. Produtos com ácidos e esfoliantes químicos podem ser grandes aliados, pois têm a função de ajudar na renovação celular. Porém, como algumas pessoas têm maior sensibilidade na pele, o uso desses cosméticos precisam ser com acompanhamento médico.

Mês das Mulheres: seis produtos para se presentear e investir em você -  Blog da Dermapelle

O protetor solar é o seu melhor amigo

Outro aliado na prevenção do envelhecimento precoce é o protetor solar. Na verdade, ele é a estrela dos cuidados com a pele! Afinal, não estamos falando só de estética, mas também de saúde, e a proteção solar é o principal cuidado para evitar o câncer de pele. E não se engane achando que o protetor é só para quando você vai à praia. Em casa, os raios solares que entram por janelas e varandas também afetam a sua pele, assim como a luz visível - a que está na tela dos celulares, computadores, televisão e etc. Por isso, o passo mais importante da skincare é usar protetor solar TO-DOS os dias.

A gente sabe que este é um passo muito negligenciado, principalmente pela galera mais jovem, que ama uma exposição ao sol. "O jovem é muito intenso, na maioria das vezes, vivem o agora como se não houvesse o amanhã, só que o amanhã chega com a conta", comenta a doutora Renata. Porém, quanto mais cedo você criar uma boa relação com o protetor solar, vai se acostumar com ele na sua rotina, e evitar vários problemas.

Os fatores emocionais também influenciam na pele

Se você notou que a sua pele piorou durante este período de isolamento social, você não está sozinho! Muitos jovens estão sofrendo com ansiedade e estresse dentro de casa. Os fatores emocionais estão diretamente ligados a problemas na pele e também no couro cabeludo, de acordo com Renata. Ela explica: "O estresse aumenta um hormônio chamado cortisol no sangue, o que leva à piora de várias doenças, como a dermatite seborreica, dermatite atópica, rosácea, acne, entre outras". Mas calma: tudo isso tem tratamento!

11 sinais físicos do estresse

Vale lembrar que a "pele perfeita" não existe. O que existe é uma pele saudável! Nós passamos por fases emocionais e hormonais que podem melhorar ou piorar a aparência dela, mas o importante é manter os cuidados necessários para a saúde da pele. Lembre-se: o cuidado com nós mesmos é um ato de amor próprio, que precisamos praticar desde cedo.

Zendaya Hair Flip GIF - Zendaya HairFlip Disney GIFs

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema