Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Com suas decisões contra a corrente, a artista está mudando a relação entre grandes criadores e gravadoras.

Quando Taylor Swift anunciou em 2021 que iria regravar todos os álbuns que lançou pela Big Machine Records sua decisão foi recebida com certo ceticismo, já que a artista estava no meio de uma guerra sangrenta pela recuperação de seus masters e foi entendido como uma excentricidade. Mas a primeira dessas regravações liderou as paradas de vendas e as regravações continuaram com igual sucesso. Agora, a indústria está agindo.

Dos seis álbuns que Taylor gravou com a Big Machine Records, vimos regravações (ela os chama de "Taylor's Version") de "Fearless" e "Red". Depois de lançar seu aclamado décimo álbum, "Midnights" e dar início à Eras Tour, ela voltou a lançar regravações com "Speak Now" em julho deste ano e "1989" apenas alguns dias atrás. Ele ainda tem dois: "Taylor Swift" (lançado originalmente em 2006) e "Reputation" (2017).

Delicate GIF by Taylor Swift - Find & Share on GIPHY ...

Mas... por que faz isso?

Sua intenção é recuperar a propriedade dos masters de suas próprias gravações, que a Big Machine Records só queria lhe dar em troca de um novo álbum para cada um de seus álbuns anteriores com eles.

Estes primeiros seis álbuns foram adquiridos pelo empresário Scooter Braun (que ajudou a lançar as carreiras de, entre outros, Justin Bieber, Kanye West, Ariana Grande, Demi Lovato e J Balvin) através da compra da Big Machine Records e todo o seu catálogo. Algum tempo depois , os masters acabaram nas mãos da empresa de investimentos Shamrock Capital.

O hábito de regravar

Regravar sucessos antigos é algo que Taylor Swift tem feito com notável gosto e senso comercial: ela aproveitou para encerrar os relançamentos com uma infinidade de novos singles e extras, e trouxe de volta álbuns que já estavam esquecidos.

Ela não é a primeira artista a fazer isso, embora seja a primeira a alcançar um sucesso comparável. Antes, as regravações ocorriam por motivos muito variados (além da recuperação do controle dos masters): melhorar a qualidade sonora, atualizar arranjos, preservar músicas antigas, atingir mercados diferentes, aproveitar para relançar clássicos e adequá-los às novas modas.

Pânico na Universal

Taylor Swift "Blank Space" Music Video GIFs | POPSUGAR ...

O sucesso, porém, disparou alarmes em grandes empresas. Segundo a Billboard, a Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Warner Music Group incluíram cláusulas nos novos contratos com exigências inéditas: não podem regravar seus sucessos antes de 10, 15 ou mesmo 30 anos após deixarem as empresas. Até agora, o intervalo habitual era entre cinco e sete anos após o lançamento da música original, ou dois anos após o término do contrato.

Do nicho à tendência

As empresas temem que artistas com alcance comparável a Taylor Swift (embora sejam poucos no nível dela em termos de sucesso) regravem músicas antigas e façam como ela: peça aos fãs e às rádios que apenas ouçam e toquem as novas versões. Por isso, é cada vez mais comum que os contratos discográficos incluam cláusulas sobre o destino dos masters e quanto tempo levará até que os artistas os tenham.

Taylor assume o controle

8 gifs que provam: Taylor Swift sempre se joga nas premiações!

Não é a primeira vez que Taylor Swift toma decisões que repercutem na indústria. A artista não tem medo de enfrentar os grandes nomes graças ao poder que conquistou com seu sucesso brutal.

Por exemplo, seu famoso confronto com o Spotify pelos escassos lucros que recebeu (retirando suas músicas por três anos) até um embate semelhante com a Apple por causa de questões semelhantes, ou com a Ticketmaster pela má gestão das vendas de ingressos para sua turnê. Independentemente de suas músicas, ela é um ícone da resistência dos artistas mainstream contra o poder da indústria.

Taylor Swift
Ladrão rouba celular, mas devolve 100 fotos que fã tirou em show da Taylor Swift
Dividiu opiniões! Família é criticada por foto com Taylor Swift após morte de Ana Clara Benevides
Morte Ana Clara Benevides: laudo inicial revela hemorragia no pulmão em show de Taylor Swift
Taylor Swift: 6 descasos que fãs passaram nos shows da cantora no Rio de Janeiro
ver todas as notícias de Taylor Swift Ver + matérias
sobre
o mesmo tema