Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Já ouviu falar que quanto mais reprimimos um pensamento, maior ele fica? Pois é, por esse e outros motivos que temos a terapia disponível para nós: colocar tudo para fora, entender nossa história, saber lidar com nossos problemas e com os outros também. Resumindo, fazer terapia só traz benefícios. E se você não vai porque acha que é caro, calma, porque há diversas formas também de encontrar o serviço com um preço mais em conta para seu bolso.

Às vezes, parece que a vida fica pesada demais, né? Muitos problemas para resolver e coisas para pensar ao mesmo tempo. Alguns desses "sintomas" podem se desenvolver a ponto de gerar transtornos como a Ansiedade ou a Crise de Pânico, e também uma doença séria como a Depressão - vários famosos vêm mostrando diariamente que esse mal pode atingir a todos, inclusive quem aparenta ter a "vida perfeita".

Muitos dessas celebridades procuram ajuda, viu? Eles recorrem principalmente, à terapia. Em alguns casos, também é essencial buscar ajuda com Psiquiatra. Sabemos que esse serviço não é acessível como deveria ser, porém muitos profissionais são flexíveis e podem negociar. Há também a opção de procurar faculdades que possuem o curso de Psicologia e oferecem terapia de graça.

E qualquer pessoa pode fazer, seja pelo autoconhecimento ou para resolver questões mais profundas, envolvendo traumas. Já ouviu falar que quantos mais reprimimos um pensamento, maior ele fica? Então é sempre bom colocar para fora, com um profissional de preferência. Nesta lista, separamos todos os benefícios de fazer terapia.

Você fica mais leve

Só de poder conversar com um profissional, contar tudo o que está acontecendo na sua vida - seus medos, problemas, dúvidas, etc - já dá um baita alívio, né? Você com certeza vai sair mas leve da terapia. Ou, pelo menos, vai começar a repensar sua vida.

É um momento só seu

Durante a terapia nada mais importa, só você. Seja 30 minutos ou 1h, o tempo é seu e você usa como quiser: pode simplesmente contar detalhes do seu dia ou desabafar sobre algum problema que esteja passando. Com a correria da rotina, quantas vezes paramos para fazer algo 100% dedicado para nós? Pois é, a terapia é o momento para você falar apenas de você - ou sobre o que quiser.

Ninguém vai te julgar

O mais bacana da terapia é que o profissional formado em Psicologia é treinado para te ouvir e ajudar, nunca para julgar suas atitudes. Então você pode ser você mesmo, sem medo de olhares de julgamento. É importante também liberar suas emoções: sentir raiva, comemorar algo e, principalmente, chorar sem precisar pedir "desculpas".

Autoconhecimento é tudo!

Terapia faz com que você se conheça melhor: o que é ou não aceitável na sua vida, suas origens, suas qualidades, seus defeitos, suas capacidades e muitas outras coisas. Tudo isso ajuda a lidar com os problemas ao seu redor e autoconhecimento é algo poderoso. Com ele, podemos alcançar melhor nossas metas e desejos.

Você aprende a lidar melhor com o outro

Se a terapia tem a capacidade de trazer muito autoconhecimento, então ela é capaz de fazer com que você aprenda a lidar melhor com os fatores externos também. Suas relações pessoais vão melhores com certeza.

Gerenciamento de crises

Se você apresenta algum transtorno, como a Depressão, a terapia é essencial para ajudar no tratamento, ir a fundo nas causas para "desembaraçar" os problemas. Um de cada vez, levando o tempo que for necessário.

É tratamento profissional

Como falamos anteriormente, é um profissional com formação acadêmica que vai cuidar de você. Não é o mesmo que conversar com uma amiga ou familiar. Essa pessoa estuda muito e vai ajudar, sessão por sessão, como te auxiliar melhor. Mesmo sendo uma relação completamente profissional, o terapeuta pode indicar livros, séries, filmes e peças para ajudar em determinada questão.

Aprender a separar as coisas

Todo mundo tem problemas para resolver, certo? Mas, às vezes, tudo pode acabar se misturando: os seus, dos seus pais, do seus amigos, dos seu/sua namorado(a). É importante separar cada coisa para não parecer que você precisa resolver todos os problemas do mundo. A terapia tem essa capacidade de te ajudar a separar uma coisa da outra.

O melhor tipo para você!

A terapia não é uma receita de bolo. São vários tipos de análise que se encaixam em diferentes personalidades. Se você não gostou de um estilo, tente outro. Você com certeza vai acabar se identificando com um. Algumas das mais conhecidas são: Psicanálise, Junguiana, Lacaniana, Cognitivo-Comportamental, Analítico-Comportamental, entre outras. Também é possível encontrar as terapias em grupo, que podem ser super interessantes de acordo com o que você busca.

Por Luiza Vidal

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema