Por Aline Carvalhal
5 Fotos
Veja as fotos!
Lembra do mundo antes de FIFA e PES? Não? A gente te da uma ajudinha e resgata os jogos de futebol do passado que sem preocupação alguma com gráficos ou realidade, divertiam. Confira!
Houve um tempo em que a única semelhança entre um jogo de futebol no videogame e a realidade, era a existência de um fundo verde, jogadores e uma bola. Nada de simulações realísticas, mercado de transferências atualizado, múltiplas opções de uniformes e principalmente... Nada de fãs enlouquecidos criticando o jogo favorito do coleguinha para exaltar o seu. Os mais nostálgicos dirão que aqueles é que eram os bons tempos. E você, gamebreaker, que tal conferir alguns jogos que eram simplesmente divertidos?

Nintendo World Cup (NES - 1990)

Na época em que Nintendo atirava para todos os lados foi criado um jogo que seguia as regras básicas do futebol... com algumas ressalvas. Cada equipe tinha apenas seis jogadores (um goleiro, dois zagueiros, um meio-campo e dois atacantes). Não existia bola fora de jogo e as faltas não eram punidas. Quem sofria muitas faltas seguidas "desmaiava" e saía do jogo por um tempo.

Sensible Soccer Series (Amiga - 1992)

Sensi para os íntimos. Sensible Soccer era o jogo mais popular antes de de jogos de futebol se tornarem populares. Hoje é até listado como jogo "cult" pelo seu valor histórico para o mundo dos games. Sensi deu origem a uma série de gráficos não muito convincentes, mas até hoje impressiona por possuir modo carreira, tranferências e jogadores personalizados. Ah, e ele ganhou um reboot no Xbox!

International Superstar Soccer Pro '98 (Playstation - 1998)

Um "must play" do Playstation. Impressionantes 54 equipes com 18 jogadores em cada e em seis modos de jogo diferentes. Mas o fato mais interessante continua sendo que mesmo sem ter a licença da FIFA, o jogo de alguma maneira conseguiu colocar as fotos de Fabrizio Ravanelli, Andreas Koepke, Paul Ince e Carlos Valderrama em suas capas. Hoje em dia, isso jamais seria possível.

Elifoot 98' (PC - 1998)

Que levante a primeira bandeirinha quem não se apaixonou por jogos de gerência de time na época de Elifoot. Não havia campo, não havia jogadores, não havia sequer uma bola e ainda sim todo mundo jogava e se gabava de ter sido promovido para o pior time da primeira divisão.

Mario Strikers Charged (Wii - 2007)

O jogo é sequência do também aclamado Super Mario Strikers para Gamecube. A ideia era basicamente que se todo mundo amava os jogos do Mario e gostavam de futebol, porque não juntar tudo em um jogo só? O jogo foi na contramão dos gigantes FIFA e PES e agradou com suas opções e customização, arenas e desafios.

Gostou da lista? Consegue pensar em mais jogos de futebol onde realidade é apenas um mero detalhe e gráficos são só preciosismo gamer? Mande para nós!

sobre
o mesmo tema