Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Uma igreja estava desaparecida há 600 anos nas costas da Alemanha. Acabamos de encontrá-la
Uma igreja estava desaparecida há 600 anos nas costas da Alemanha. Acabamos de encontrá-la
Rungholt foi varrida da face da Terra. Literalmente. Em 1362, um violento ciclone que atingiu as costas do que hoje são as Ilhas Britânicas, Países Baixos, norte da Alemanha e Dinamarca o submergiu nas ondas do Mar do Norte. De uma só vez - uma vez em que os pesquisadores de 2023 veem uma valiosa lição sobre os riscos das mudanças climáticas e o aumento dos oceanos - a água acabou com o que até então tinha sido uma vila no norte da Frísia.

Rungholt foi varrida da face da Terra. Literalmente. Em 1362, um violento ciclone que atingiu as costas do que hoje são as Ilhas Britânicas, Países Baixos, norte da Alemanha e Dinamarca o submergiu nas ondas do Mar do Norte. De uma só vez - uma vez em que os pesquisadores de 2023 veem uma valiosa lição sobre os riscos das mudanças climáticas e o aumento dos oceanos - a água acabou com o que até então tinha sido uma vila no norte da Frísia.

O desastre foi de tal magnitude que, desde o século XIV, alimentou inúmeros mitos. Por algum tempo, especulou-se que Rungholt nunca tivesse existido, que era uma cidade lendária, e chegou até a ser apelidada de "Atlântida do Mar do Norte". Mas, hoje, pesquisadores afirmam que não é bem assim. Além disso, há algumas semanas, passamos a conhecê-la muito melhor e a imaginar como era.

O motivo: acabamos de localizar sua igreja, um templo importante que, de acordo com os indícios encontrados por especialistas, poderia ter 40 metros de comprimento por 15 de altura. Para identificá-la, recorreram a uma tecnologia que lhes permitiu "espiar" sob os pântanos do Mar de Wadden que cobrem os restos da igreja. Para a investigação, de fato, devem aproveitar a maré baixa e usar uma estrutura especial que lhes permite abrir pequenas "janelas" nos planaltos de maré, com escavações de um metro quadrado.

Olhando para o passado... com uma perspectiva de futuro:

Para entender o impacto da descoberta, é necessário voltar vários séculos, ao século XIV, e ao que então era conhecido como o Ducado de Schleswig. Lá, na costa do Mar do Norte, estava a cidade de Rungholt, um importante centro comercial medieval cercado de lendas e mistérios. Em 2008, a Deutsche Welle (DW), com sede em Bonn, ainda debatia se a vila tinha realmente existido ou se era pura lenda.

Rungholt foi mencionada em um mapa de 1240, que posteriormente inspirou o cartógrafo Johannes Meyer. Seu nome também aparece em um acordo comercial de 1361. No início do século passado, os pesquisadores até conseguiram recuperar relíquias supostamente relacionadas ao assentamento e um testamento datado de 1345, onde a localidade é mencionada.

Graças a essas pistas, alguns pesquisadores estimam que, no século XIV, cerca de 2.000 pessoas viviam no assentamento. No entanto, o peso do mito é imenso e sua memória se misturou com fantasia e lenda em músicas, livros e filmes, onde é apresentada como uma espécie de Atlântida.

Sua lenda não era ajudada - como a DW relatou em 2008 - pelo fato de que os estudiosos acreditavam não ter evidências suficientes para afirmar categoricamente a existência da antiga cidade medieval... nem uma ausência tão grande que lhes permitisse concluir definitivamente que era pura fantasia.

O que é menos misterioso é como a desaparição de Rungholt tem sido historicamente explicada, seja como cenário de uma lenda ou uma vila real.

O que acabou com ela, a varrendo da costa e contribuindo para a comparação com a mítica Atlântida, foi um evento meteorológico bem identificado: o Grote Mandrenke, ou "Dilúvio de São Marcelo", um ciclone extratropical que, por volta de 16 de janeiro de 1362, devastou grande parte das costas do Mar do Norte, incluindo as Ilhas Britânicas, Países Baixos, norte da Alemanha e Dinamarca.

O saldo foi brutal: estima-se que o ciclone tenha matado 25.000 pessoas e aniquilado cidades inteiras. Não é por acaso que o fenômeno é ainda hoje conhecido como Great Drowning of Men, "O Grande Afogamento de Homens".

Desde então, tudo relacionado ao assentamento tem despertado fascínio e alimentado suas lendas. Existe até um projeto científico, o Projeto Rungholt, apoiado pela Fundação Alemã de Pesquisa, que foca suas pesquisas nas planícies de Schleswig-Holstein, a poucos quilômetros da costa da península de Nordstrand, para localizar relíquias, reconstruir a paisagem costeira e mapear os restos dos assentamentos do século XIV.

Os pesquisadores do Projeto Rungholt e do Mar de Wadden já fizeram descobertas importantes. Durante suas pesquisas em uma área de mais de 10 km², encontraram 54 terps - montes artificiais criados para fornecer um assentamento seguro às casas -, vários sistemas de drenagem, um dique com um porto de comporta de maré e dois locais de igrejas menores. "A área deve ser considerada um dos principais sítios arqueológicos documentados do distrito medieval de Edomsharde", destacam.

Agora, um grupo de pesquisadores das universidades de Kiel e Johannes Gutenberg, o Centro de Arqueologia Báltica e Escandinava e o Departamento de Arqueologia de Schleswig-Holstein conseguiu localizar um elemento-chave do assentamento: restos enterrados que identificaram como a igreja de Rungholt.

O que primeiro detectaram foi um conjunto desconhecido de dois quilômetros de terps medievais. A partir de então, investigaram os planaltos de maré na maré baixa e começaram a fazer escavações com um metro quadrado, o que permitiu identificar restos de prédios. Ao examinar esses restos, encontraram vários fragmentos que identificaram como pertencentes a uma igreja - portas de ferro forjado, pedras angulares e tijolos que sugerem que poderia ter sido um templo gótico.

Nas palavras de Stefan Wolters, da Universidade de Kiel, esta "pode ter sido uma das maiores igrejas no norte da Frísia".

"Esta igreja deve ter sido um edifício monumental", disse à DW. Ele comparou suas dimensões às da catedral de Schleswig e considerou que pode ter tido um piso superior e uma nave principal que pode ter chegado a 40 metros de comprimento.

O descobrimento da igreja, somado a outras evidências que têm sido encontradas, lança luz sobre a vida e a sociedade da antiga cidade. "A igreja mostra que houve um boom econômico na região, e os habitantes do local tinham poder suficiente para financiar um edifício tão grandioso", disse Wolters.

Rungholt teria sido um centro comercial e de trocas entre os assentamentos que se estendiam pela costa e que viviam da pesca, comércio, criação de ovelhas e agricultura. Embora tenha sido um centro próspero, não estava sem seus problemas. Antes da sua destruição pelo ciclone, enfrentou problemas de gestão da água.

"O sistema de diques deles não foi suficiente", disse Wolters. E em um momento crítico, quando as defesas falharam, as águas do mar invadiram a cidade.

Este é um exemplo claro e uma advertência sobre os perigos das mudanças climáticas e o aumento do nível do mar, ameaças que podem não ter sido tão presentes na mente dos habitantes de Rungholt naquela época, mas que são extremamente relevantes hoje.

Para aqueles que continuam a explorar os restos de Rungholt, a descoberta da igreja é de imenso significado. Além de lançar luz sobre uma história que há muito se mistura com a lenda, reforça a ideia de que o assentamento realmente existiu e não era uma invenção. E enquanto a equipe de pesquisadores continua seu trabalho, esperam fazer mais descobertas que ajudarão a entender a vida e a sociedade da antiga cidade.

Seu desaparecimento é uma lembrança das forças devastadoras da natureza, mas suas descobertas também nos lembram da resiliência e adaptabilidade humanas diante de desafios. Enquanto as investigações continuam, a lenda de Rungholt ganha novos contornos e sua verdadeira história vem à tona. E, no processo, nos ensina lições importantes sobre o passado, o presente e o futuro.

No final das contas, como lembra o arqueólogo Bente Majchczack à CBC, se os habitantes da região sucumbiram ao violento ciclone de 1362, foi por escolherem um local inadequado para assentamentos humanos, especialmente vulnerável às marés, mas que decidiram ocupar devido à riqueza do solo para agricultura uma vez que a turfa e a água eram retiradas. "Deu errado para eles porque criaram enormes vulnerabilidades. Um dia, seus diques não foram suficientes."

Isso aconteceu no século XIV.

Mas não é um discurso, nem uma lição que nos pareça tão distante no século XXI.

"Este é um problema realmente importante com o qual nos confrontamos hoje em muitos lugares do mundo com o aumento do nível do mar", conclui.

sobre
o mesmo tema