Por Carolinne Rigotti
Está tudo bem não querer prestar o vestibular logo assim que sai do ensino médio
Está tudo bem não querer prestar o vestibular logo assim que sai do ensino médio
Gente, cada caso é um caso: quando a pessoa já sabe que curso quer fazer, estudou e se preparou para o conteúdo, de fato fica "moleza" (entre aspas porque sabemos que não é bem assim, né?). Porém, tem uma galera que ainda não tem noção do que fazer, além de ter outras responsabilidades e/ou, por qualquer outro motivo, simplesmente não se sente preparado para prestar vestibular logo de imediato. E está tudo bem!

Nesta última semana, Maisa Silva se envolveu em uma ~polêmica~ por explicar o motivo de não estar fazendo o Enem 2019. A artista disse que não se sentia preparada para isso e que achava que essa não era a hora certa, o que foi visto por algumas pessoas de uma forma bem negativa. Mas o Purebreak tem uma coisa muito séria, porém simples, para falar com vocês: está tudo bem se você não quiser prestar vestibular assim que saiu do colégio. Isso fez a galera da nossa redação pensar que SEMPRE rola uma mega pressão em cima do jovem, meio que decretando que somente aquilo ali vai definir o seu destino. E, não, não é bem assim que funciona...

Para início de conversa, você não tem a obrigação de prestar um vestibular. É sempre bom ter uma garantia, mas existem cursos profissionalizantes e outras possibilidades de entrar no mercado de trabalho de forma legal e segura, fazendo algo que você gosta mais. Agora se você quer prestar o vestibular, mas não acha que esse é o seu momento - como foi o caso de Maisa - tá tudo bem também! A prova acontece todos os anos (isto é, se o governo não mudar mais nada até lá), então você sempre terá uma chance de se preparar e fazer as provas quando achar que é o momento certo. Sim, nós sabemos que muita gente não tem a possibilidade de esperar por muito tempo, por conta da situação financeira ou outros motivos, mas vale colocar as coisas na balança e pensar com calma antes de tomar uma decisão.

Ah, e outra coisa que vocês PRECISAM entender antes de fazer qualquer prova, seja vestibular, curso, colégio...: não é uma nota que define a sua inteligência e o seu potencial. De verdade, nunca esqueçam o quão grandes vocês são e que vocês são capazes, sim, de aprender aquele conteúdo e fazer um excelente trabalho, sua nota sendo suficiente para passar em um dos cursos ou não. Não fique frustrado se a nota não for a que você esperava, sempre tem uma outra chance para tentar e a sua intenção também conta muito nessas horas.

Não dê ouvidos quando alguém ficar te pressionando, seja essa pessoa sua mãe, pai, irmão, amigo, professor... Entenda que cada um tem o seu tempo, respeite isso em si mesmo e respire fundo. Tem gente que cria música para gravar algum conteúdo, têm os que são mais fáceis de gravar e conseguem absorver tudo de primeira, já têm aqueles que apresentam mais dificuldade e precisam de uma atençãozinha um pouco maior... Mas sempre tem um jeito! E se alguém duvidar do seu potencial, significa que você não deve gastar mais tempo mantendo uma pessoa assim do seu lado, certo? Então, só confia no seu e segue seu trabalho!

E, no final, é aquele velho papo de sempre: mantenha a consciência tranquila para seguir o que você quer fazer. Pense no seu futuro e na sua felicidade, com todo o respeito e cuidado.

sobre
o mesmo tema