Por Pedro Lino
Viagem ao sol?! Exibição da Nasa permite que visitantens entendam melhor o astro Rei
Viagem ao sol?! Exibição da Nasa permite que visitantens entendam melhor o astro Rei
Solarium utiliza o "Observatória de Dinâmica Solar" para fotografar e o equipamento envia as imagens para Nasa para serem transformadas em vídeo.

Após se unir à Lady Gaga, a Nasa, empresa de tecnologia aeroespacial, está organizando uma exposição científica/artística chamada Solarium. Nela, curiosos podem apreciar a paisagem solar daqui da terra, afinal um super equipamento, conhecido como "Solar Dynamics Observatory" fotografa o Sol. As imagens captadas uma vez por segundo são enviadas para o computador da Nasa, no qual cientistas colorem e as transformam em vídeo.

O "SDO" utiliza sensores que enxergam os raios ultravioletas e o resultado é transformado em códigos binários e quando chegam ao computador da Nasa viram fotos em preto e branco. Neste momento os cientistas entram em ação, colorindo os arquivos e dando zoom nas áreas de interesse. As fotos têm qualidade oito vezes maior que TV's em HD (1280 X 720) e são exibidas em telões nos quais o visitante pode ver "ao vivo" o que está ocorrendo no Sol.

Solarium, exibição da Nasa, utiliza o "Observatória de Dinâmica Solar" para fotografar o sol e depois transformá-las em vídeo.
Solarium, exibição da Nasa, utiliza o "Observatória de Dinâmica Solar" para fotografar o sol e depois transformá-las em vídeo.

Cada cor dá destaque à um evento solar diferente, o verde água é a coloração ideal para ressaltar labaredas que se deslocam do sol, enquanto o amarelo é perfeito para observar as ondulações majestosas que ocorrem na atmosfera da estrela. Para acompanhar as novidades galácticas é possível usar o aplicativo desenvolvido pela Nasa!

Infelizmente Solarium não chegará ao Brasil. Assim como a nova parceria da Apple com o HBO Now, a exposição será restrita aos Estados Unidos. Tendo instalação permanente no "Goddard Space Flight Center" em Maryland. Outras exibições ocorrem no Museu de História Natural em Washignton, D.C. (dia 25 de março) e no Center for Creative Photography, Arizona (até 17 de maio).

sobre
o mesmo tema