Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
A pressão pode ser inimiga de vários momentos especiais - como a perda da virgindade. Em geral, adolescentes e jovens podem querer "correr" para entrar no Ensino Médio ou na faculdade com essa experiência. Mas, na prática, não há hora certa para começar a transar e a pressão para ter logo a primeira vez só vai te fazer mal.

A chegada da adolescência pode ser um período legal, com descobertas e momentos inesquecíveis. Por outro lado, é uma fase em que estamos suscetíveis à pressão alheia, acreditando que devemos seguir certas "regras" e "padrões" para nos encaixarmos, termos amigues e sermos felizes. Isso vai desde a roupa que usamos, músicas que ouvimos a até mesmo a idade com que começamos a transar.

Em geral, há uma ideia de que adolescentes fazem sexo. Tanto é que filmes e séries vivem mostrando jovens que querem perder a virgindade antes de entrar no Ensino Médio ou faculdade. "Eu Nunca", "A Mentira", com Emma Stone, "Gatos, Fios Dentais e Amassos" - só para citar alguns.

Os números mostram essa pressa, com adolescentes começando a vida sexual cada vez mais novos, com menos de 15 anos, de acordo com pesquisa brasileira.

Mas a verdade é que, assim como não há idade certa para beijar ou escolher a sua profissão, também não existe regra na hora de perder a sua virgindade. Assim, a pressão de querer transar antes de entrar na universidade, como alguns enredos de ficção contam, não só não faz sentido, como pode ser ruim para você.

Tem idade certa para perder a virgindade?

Estudo divulgado pelo veículo Refinery 29 mostra que 70% de adolescentes entre 15 e 19 anos já transaram - levando em conta uma visão heteronormativa, de sexo como penetração de pênis em vagina. Ou seja, 30% ainda não deram esse passo, sem contar nas pessoas que já tiveram a primeira relação, mas estão longe de ter uma vida sexual ativa.

E não importa o quão resolvide você está com a sua virgindade, a pressão pode bater em todes. Afinal, como dito, são séries, filmes e livros que mostram excessivamente a história de adolescentes que vivem transando de um jeito pouco realista. Seja pela frequência de transas, quanto pela qualidade. Por ser um período de descobertas - tanto de si quanto de outre - dificilmente você vai fazer o melhor sexo da sua vida aí.

Então, você pode estar no Ensino Médio, na faculdade ou no meio do caminho, tudo bem não ter transado. E com certeza mais pessoas vão estar na mesma situação, às vezes se sentindo tão sozinhes quanto você.

Em "Eu Nunca", Devi (Maitreyi Ramakrishnan) sonha em perder a sua virgindade
Em "Eu Nunca", Devi ( Maitreyi Ramakrishnan ) sonha em perder a sua virgindade

Sou virgem na faculdade. E agora?

E se você não perder a virgindade até a faculdade? Por que isso é um problema? A entrada na universidade costuma marcar uma nova fase na vida e também a chegada do jovem adulto. Nesse caso, a pressão para estar com a vida sexual "em dia" também cresce. Nesse caso, é preciso tomar ainda mais cuidado para não se afetar com a ideia do que você precisa fazer - esquecendo o que você quer.

A verdade é que na faculdade, você pode encontrar todas as histórias possíveis. Pessoas que transam desde cedo, aqueles que nunca transaram - e estão doides para perder a virgindade - ou, ainda, aqueles que não tiveram a primeira vez e nem pretendem. Respeite o seu ritmo e o que faz sentido para você!

A pressão só prejudica

Ser pressionade para fazer algo que você não está pronte é grave, principalmente quando falamos de sexo. Não é um papo moralista que você só pode transar com alguém que ama. Você pode sim escolher perder a sua virgindade com alguém que você ache apenas bonite - contanto que esteja confortável. Ou, então, simplesmente não ter vontade de fazer sexo, como é o caso de pessoas assexuais.

Qualquer descoberta pode trazer medo e ansiedade, quando fazemos apenas para nos livrar de um "fardo", as chances de tudo piorar são grandes. Pode doer, machucar e ainda te dar a ideia errada de que sexo é aquilo. Se você quer transar logo apenas para falar que não é mais virgem - vale repensar se é realmente a hora.

Seja com 15, 30, 50 anos. Tudo na vida deve ser feito no nosso ritmo, quando estivermos prontes. A ideia de que há um caminho só a seguir está ultrapassada e só vai te prejudicar no futuro.

sobre
o mesmo tema