Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Às vezes é difícil não ser pessimista, mas algumas pessoas que exageram na dose. Apesar da clássica frase "sou só realista", tem gente que simplesmente só consegue ver o lado negativo das coisas. Isso, além de tornar a convivência mais difícil, pode fazer mal para a sua saúde mental. Por isso, preparamos um quiz para saber o quão pessimista você realmente é e, de sobra, te damos dicas práticas para mudar! Confira.

Trabalho acumulado, contas atrasadas, pouco tempo para descansar... Muitas vezes é difícil ficar positive ao longo do dia e tendemos a olhar as situações e adversidades da vida sob um aspecto pessimista, evidenciando apenas o que há de ruim. É normal, mas a longo prazo, pode fazer um mal danado para a nossa saúde mental, sabia?

Ninguém aqui está dizendo que você precisa ser positive o tempo todo e só pensar em coisas boas. Tem momentos que pedem uma introspecção e uma leve choradinha, sim. Se não, caímos na fake news da positividade tóxica - que finge que está tudo bem, o tempo todo.

O ideal é encontrar um meio termo saudável e, sempre que percebemos que estamos exagerando no pessimismo, tentar encarar as coisas sob nova perspectiva. Caso você não tenha certeza se é mesmo uma pessoa negativa, faça o quiz e descubra o quão pessimista você é no seu dia a dia!

E aí? Precisa mudar um pouco os hábitos para trazer mais positividade na vida?

Gratidão pode impactar na nossa saúde mental

Falando em pessimismo, uma pessoa que sofre com esse problema tem dificuldade em enxergar o panorama geral de qualquer situação, colocando uma lupa nos problemas e defeitos. Assim, várias coisas boas, que podem estar rolando em outros campos da vida, passam despercebidas.

Só que isso não é nada legal para você! A gratidão, muito além de ser moda entre influencers ricos com poucos problemas, pode sim ajudar a melhorar sua vida. E não é só a gente que está falando. Um estudo publicado no portal da universidade de Harvard, em 2021, fez uma experiência que comprovou a importância de ser grato.

Para a pesquisa, foram separados três grupos. Um escrevia sobre as coisas pelas quais eram gratos ao longo da semana. Já o outro, anotava aquilo que tinha os irritado ou estressado. Por fim, o 3º só destacava pontos que os impactaram no dia a dia - sem necessariamente ser bom ou ruim.

Em 10 semanas, os estudiosos notaram que os focados na gratidão estavam mais otimistas e até mesmo apresentaram maior frequência de atividade física e menos visitas ao médico. Incrível, né?

3 dias para ser menos pessimista

Ok, já vimos a importância de deixar o pessimismo um pouco de lado. Mas, afinal, como mudar isso na prática? A gente separou algumas dicas práticas que podem te ajudar!

1. Anote suas gratidões

Assim como no estudo, encarar coisas boas da sua rotina faz a diferença. E pode ser algo bem "simples", como "ter um prato de comida para almoçar todos os dias". O importante é anotar e valorizar.,

2. Converse com pessoas de confiança

Às vezes, falar sobre o que sentimos pode ajudar a colocar os sentimentos em perspectiva. Mas para isso, é essencial contar com pessoas próximas e de confiança, que não vão desmerecer o seu sofrimento.

3. Procure ajuda profissional

Poder ter auxílio profissional - de psicólogos e psiquiatras - é super importante. Isso porque o pessimismo pode ser também sinal de alguns transtornos mentais e identificá-los é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

sobre
o mesmo tema