Por Clarissa Alves
Depois de muitas reclamações e desconforto, finalmente a Microsoft modifica o sistema operacional Windows 8.

Finalmente a Microsoft aceitou que precisava mudar o Windows 8. Mesmo não assumindo seus erros e com o orgulho um pouco ferido pela teimosia em não adaptar o conceito touch-screen do Windows 8, as mudanças foram feitas. A atualização 8.1 pode ser baixada a partir de 8 de abril, gratuitamente, para todos os usuários do Windows 8.

Isso, provavelmente, não vai parar as reclamações, mas com essa atualização, o novo Windows passa a ser mais amigável ao uso do mouse e do teclado, o que é a realidade da maior parte dos usuários que ainda tem computador tradicional.

Afinal, o que mudou no Windows 8.1?

Anteriormente, a impressão que dava era que, mesmo você preferindo usar a área de trabalho tradicional, o Windows estava tentando o tempo inteiro te jogar de volta para o ambiente moderno dos bloquinhos cheios de aplicativos. A Microsoft forçou mesmo a barra com isso. Só de abrir uma simples foto, lá ia você, de novo, parar num aplicativo fora da área de trabalho. Agora as coisas são diferentes.

A Barra de Tarefas

O botão Iniciar fez um retorno para a barra de tarefas e, agora, você pode fixar seus aplicativos modernos para a barra de tarefas, alternar entre eles sem nunca precisar ir para a tela incial dos "bloquinhos azulejos".

Você não vai mais sentir falta dos botões de fechar e minimizar enquanto rodar aplicativos. Uma barra de título vai aparecer no topo da tela quando você iniciar um aplicativo moderno. Após alguns segundos, ela desaparece, mas para visualizar a barra de novo, é so colocar seu mouse para o topo da tela.

Apps de Desktop

Uma das coisas mais frustrantes sobre o Windows 8/8.1 foi ele favorecendo a interface moderna em momentos inapropriados. Se você quer abrir um vídeo, vai parar imediatamente na versão moderna do Windows Media Player, em tela cheia , mesmo que você não goste desse formato. E não existia a opção de voltar ao formato tradicional.

A atualização 8.1 teve o bom senso de lançar versões desktop de vários aplicativos, te dando essa opção que era inexistente.

Ícones de Pesquisar e Desligar

Quanta gente reclamava que não fazia ideia de como desligar o computador com Windows 8. Que nunca encontraram o famoso "Iniciar > Desligar". A atualização 8.1 adicionou um ícone para desligar a máquina no canto superior direito da tela de início, bem visível. Da mesma forma, há um ícone para pesquisar os programas que você quer usar. Algo que só era possível através daquela barrinha lateral misteriosa que some e aparece em momentos estranhos.

Internet Explorer 11

Com um estilo totalmente app, a atualização vem acompanhada com essa nova versão do navegador.

Microsoft
sobre
o mesmo tema