Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Você já ouviu falar na "Galinha Correndo"? Trata-se de uma nebulosa diferente e que desperta curiosidade em todo mundo.

Recentemente, o Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma imagem impressionante de mais de 1,5 bilhão de pixels da chamada "Nebulosa da Galinha Correndo". Essa curiosa região do espaço, se vista a olho nu do céu da Terra, cobriria um espaço equivalente a cerca de 25 luas cheias.

Como é a "Galinha Correndo"?

Essa nebulosa tem duas regiões brilhantes coloridas em tons pastéis intensos, uma chamada IC 2948 (a que parece a parte de trás de uma galinha) e a outra IC 2944 (localizada no centro com uma estrutura vertical com uma estrela azul luminosa). Ambas as regiões escondem em seu interior uma das principais atrações astronômicas das nebulosas.

Uma nebulosa um tanto curiosa

Em IC 2958 e IC 2944 de "Galinha Correndo", há uma abundância de estrelas jovens, uma característica comum em certas regiões de nebulosas planetárias. Isso ocorre porque as nebulosas são compostas de gás e poeira, o que contribui para a formação ativa de estrelas. É comum que as regiões mais brilhantes das nebulosas sejam iluminadas pela excitação gerada pelas estrelas em formação, gerando a ionização dos gases.

Além disso, a imagem divulgada pelo ESO mostra outras regiões interessantes, que abrigam inúmeras estrelas laranja, brancas e azuis. Esse nível de detalhe é obtido pela junção de várias imagens da mesma área, sobrepostas para formar a melhor foto possível. Todos os dados dessa imagem fazem parte do VST Photometric Hα Survey of the Southern Galactic Plane and Bulge, um estudo da banda H-alfa do hidrogênio, com o objetivo de investigar e compreender melhor o ciclo de vida das estrelas.

Criatividade na ciência

Não há dúvida de que investigar o universo é algo incrível e complexo, mas isso não significa que os cientistas não possam encontrar detalhes engraçados em seu trabalho, como encontrar uma nebulosa com o formato de uma "galinha corredora". A criatividade e a imaginação são necessárias para fazer ciência, portanto, isso ajuda a promover essa parte de nossos pesquisadores.

sobre
o mesmo tema