Por Guilherme Assumpção
Através da famosa palha italiana, a estudante ganhou autonomia e amadurecimento. Veja dicas e inspire-se no sucesso da empresa criada pela futura publicitária.

Quem não gosta do bom e velho chocolate? O ramo das sobremesas é uma das melhores escolhas para quem quer empreender nos dias atuais. Assim como Mariana Rodrigues e Diego Neves, criadores da Brigadeiro&Tal, outra jovem tem sido bem-sucedida ao apostar nesta área. Mariana Paranhos, paraibana de 21 anos, desde maio de 2014 colhe os frutos provenientes de sua empresa, a famosa Palha da Nonna.

A criativa estudante de Publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) é o exemplo ideal de alguém que faz limonada quando a vida lhe dá limões. Após seus amigos de faculdade se apaixonarem pela palha italiana feita pela avó de seu namorado, Diogo Boavista, Mariana colocou a mão na massa. Nas férias, ela e o namorado desenvolveram nome da marca, logo, identidade visual e criaram redes sociais para que as pessoas pudessem conhecer a Palha da Nonna.

Mariana explica que passar a investir no delicioso mundo das sobremesas não foi planejado. "O que mais me motivou foi ver a reação das pessoas ao comer a Palha da Nonna. Na verdade, eu nunca tinha pensado em empreender nesse ramo de doces, mas sim em outros", revela, acrescentando que a ideia inicial era apenas conseguir uma graninha extra. "Quando vimos que as pessoas gostavam e queriam tanto aquilo, a gente passou a planejar o futuro e cuidar da imagem da marca para que criasse uma identificação nas pessoas, de avó pra neto, e conseguimos!", comemora a menina.

Mariana Paranhos Palha da Nonna
Mariana Paranhos Palha da Nonna

Importância do foco nos mínimos detalhes

Para a futura publicitária, foi essencial perceber que empreender ia muito além de apenas fazer e vender a palha italiana. "É cuidar de todas as áreas pra que a empresa funcione bem e que no fim aquele cliente esteja satisfeito, independente do ramo em que a organização atue. Foi assim que conseguimos conquistar cada vez mais clientes", a garota prodígio deixa a dica.

Atualmente, a polivalente Mariana cuida do marketing, das redes sociais, do desenvolvimento dos produtos novos e atuais, além de buscar parcerias para a empresa. "Tudo tem que estar alinhado porque o time é curto e a concorrência é pesada nesse mercado de doces", explica, adicionando que, através da Palha da Nonna, conquistou coragem e amadurecimento para enfrentar qualquer outro projeto que surgir em sua vida.

Mariana Paranhos Palha da Nonna
Mariana Paranhos Palha da Nonna

Mariana dá conselhos e conta o que está por vir

Para os jovens que gostariam de começar seu próprio negócio e ainda não sabem como dar o pontapé inicial, a dica é que fiquem ligados no que a bem-sucedida paraibana tem a dizer. "Vão de frente e arrisquem, vocês não têm nada a perder", garante Mariana. "Não é vergonha receber um não. E se receberem, tentem outros e depois outros. Isso vai aperfeiçoando as nossas ideias e adaptando-as da melhor maneira para o mercado", afirma.

Hoje em dia, a empresa ganha cada vez mais visibilidade fechando parceria com grandes marcas. Para o futuro, Mariana e Diogo planejam mudar para um local de produção para alavancar as vendas. Além disso, o casal pretende abrir uma loja própria da Palha da Nonna, para que os fãs da marca se sintam ainda mais próximos da galera que trabalha para que o empreendimento funcione. Alguém duvida de que o céu é o limite?

(Escrito por Guilherme Assumpção)

sobre
o mesmo tema